Relat rio da Visita Unidade de Esteriliza o Central do Centro Hospitalar do Porto

795 palavras 4 páginas
CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO DA VISITA À UNIDADE DE ESTERILIZAÇÃO CENTRAL DO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO
Trabalho realizado para a Unidade Curricular de Enfermagem e Corporalidade, sob a regência da Professora Teresa Amaral

Elaborado por
Ana Raquel Cardoso Abrunhosa 320114016
Catarina Marques Viana 360514016
Joana Filipa Ferreira Sequeira 360514003
Joana Isabel do Carmo Magalhães 360514010
Joana Sofia Rachão Amorim Réfega 360514004
Maria Cordeiro dos Santos Pinto Camelo 360514034

Porto, maio de 2015

No passado dia 19 de maio de 2015, a turma do 1º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, teve a oportunidade de conhecer a Unidade de Esterilização Central do Centro Hospitalar do Porto, designada por Central de Esterilização Enfermeira Ana Maria Vieira, situada no Hospital de Santo António. Esta visita foi orientada pela Enfermeira-Chefe Estela Paiva.
Devido à dimensão da turma, e de maneira a podermos explorar melhor e não perturbar os trabalhadores da unidade, houve a necessidade de dividir a turma em dois grupos, sendo que ficamos no grupo 1.
A central de esterilização só surgiu após a remodelação do edifício, e, até lá, cada unidade tratava da esterilização dos seus materiais. Esta remodelação teve como principal objetivo a uniformização dos processos por questões de segurança, sendo que hoje a central faz o controlo de todo o processo de esterilização. Esta está dividida em diversas secções, interligadas entre si.
O controlo de infeção hospitalar é fundamental para o bom funcionamento de toda a unidade pois as infeções nosocomiais são uma grande preocupação e só assim poderão ser evitadas.

“A Comissão de controlo de infecção hospitalar integra seis médicos, um farmacêutico, dois enfermeiros e o Director dos serviços hoteleiros. Dos médicos, um dos quais será designado como presidente, constará obrigatoriamente um infecciologista,

Relacionados