RELAT RIO DA FORMA O EM AUDITORIA E CONTROLO INTERNO PDF

1904 palavras 8 páginas
RELATÓRIO DA FORMAÇÃO EM AUDITORIA E CONTROLO INTERNO

SUMÁRIO

Introdução
Conceito de Auditoria Interna
Ambiente de Atuação da Auditoria Interna
Ambiente De Atuação Da Auditoria Interna
Tipos de Auditoria Interna
Autonomia Profissional
Fraude E Erro
Importância
Tipos de relatórios
Procedimentos da Auditoria Interna

Introdução

O presente relatório enquadra-se na formação efectuada pela IPROF, na qual participei. O objetivo é transmitir aos colegas a matéria tratada sobre é auditoria interna e controlo interno, qual seu ambiente de atuação, quais os parâmetros definidos para o exercício profissional, posicionamento, subordinação e independência. Em complemento, quais são os tipos de auditoria interna praticados, os aspectos relativos ao controle interno e externo.

Conceito De Auditoria Interna

Auditoria Interna, deve ser entendida como uma atividade de assessoria à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área, mediante as diretrizes políticas e objetivos por aquela determinados.
A auditoria interna cumpre um papel fundamental: subsidia o administração com dados e informações tecnicamente elaborados, relativos às atividades para cujo acompanhamento e supervisão este não tem condições de realizar; e ela o faz mediante o exame da: a) adequação e eficácia dos controles; b) integridade e confiabilidade das informações e registros; c) integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos, e da sua efetiva aplicação pela instituição; d) eficiência, eficácia e economicidade do desempenho e da utilização dos recursos; dos procedimentos e métodos para salvaguarda dos ativos e a comprovação de sua existência, assim como a exatidão dos ativos e passivos; e e) compatibilidade das operações e programas com os objetivos, planos e meios de execução estabelecidos.

Ambiente De Atuação Da Auditoria

Relacionados