Relat Rio Curso Online SENAI Tica E Cidadania

586 palavras 3 páginas
Relatório de atividade – Curso Ética e Cidadania

Objetivos

Entender as questões fundamentais sobre a Ética e a Cidadania, os conceitos e definições, com a exposição de situações, analisando os problemas atuais e as perspectivas futuras para essa área.

Carga Horária

Este curso tem carga horária de 14 horas à distância. O ambiente de aprendizagem ficará disponível por 20 dias, após essa data o aluno não terá mais acesso. Neste tempo, recomendam-se em média 50 minutos de estudo por dia, sendo que o aluno que decide seu ritmo de estudo.

Certificação

O aluno receberá o certificado após obter 70% de aproveitamento ao final do curso.
Resumo

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluia a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica.
Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Spinoza.

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos,

Relacionados

  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas
  • Revista intellectus 2008
    114471 palavras | 458 páginas