RELAT RIO CENTRO CIR RGICO

1684 palavras 7 páginas
PEDRO PAULO RAMALHETE
RICARDO GOMES DEABREU

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE ANCHIETA

GUARAPARI/ES – 2015

FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE GUARAPARI
CURSO DE ENFERMAGEM

PEDRO PAULO RAMALHETE
RICARDO GOMES DE ABREU

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE ANCHIETA
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico, como requisito para obtenção de nota bimestral, ministrada pela professora Renata Lara.

Guarapari/ES
Abr./2015
Introdução

O trabalho da enfermagem é parte integrante do processo de trabalho em saúde, tanto no modelo de assistência individual como coletiva (CASTELLANOS e cols.,1989) ¹ por sua vez são partes complementares de um mesmo trabalho. Em se tratando do processo de trabalho em Centro Cirúrgico este tem por objetivo a assistência curativa, individualizada. A prática da enfermeira em centro cirúrgico estava mais voltada para os aspectos de gerenciamento, ou seja, para a provisão, o manuseio, e a manutenção de materiais e equipamentos nas salas de operação. O planejamento e execução dos procedimentos técnicos devem ser o mais rigoroso possível com relação a limpeza do ambiente, antissepsia, assepsia e toda tecnologia envolvida no centro cirúrgico. O trabalho no centro cirúrgico faz parte do trabalho em saúde e tem como característica o trabalho coletivo, realizado por vários profissionais como os cirurgiões, anestesistas, técnicos de Rx e de laboratório, dentre outros e também a equipe de enfermagem subdividida em quatro categorias: enfermeiras, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem, todos ocupando o mesmo espaço, mas com uma divisão técnica de trabalho onde cada um exerce uma determinada tarefa.
Desenvolvimento
Visita técnica ao Centro Cirúrgico do Hospital filantrópico e Maternidade de Anchieta no dia 13 de abril de 2015, com o objetivo de conhecer a dinâmica de funcionamento e suas instalações

Relacionados

  • Realidade Virtual aplicada no Desenvolvimento de Jogos Educativos
    24249 palavras | 97 páginas
  • Bioestatística
    32128 palavras | 129 páginas