Relat rio Carol Viscosidade

1517 palavras 7 páginas
OOK.COM Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro PUC – Rio

Relatório de Mecânica dos Fluidos

Prática 1 - Viscosidade

Aluna: Caroline Dias Grossi

Data de Entrega: 13 de abril de 2015
PRÁTICA 1 - VISCOSIDADE

I- INTRODUÇÃO

A viscosidade de um fluido é a propriedade característica que determina, para as condições de pressão e temperatura bem definidas, sua resistência ao cisalhamento, ao movimento. Ela mede a resistência interna do fluido quando uma camada se movimenta em relação acamada subjacente.
Explicando melhor, suponha que um fluido encontra-se parado entre duas placas sólidas paralelas. Ao fazer uma força somente na placa de cima e deixar a de baixo fixa, o fluido “se separa” em várias lâminas paralelas entre si e também paralelas entre as placas, e começam a se mover arrastadas pela placa superior. Isso faz com que cada uma dessas lâminas possuam uma velocidade de escoamento, e o atrito entre essas lâminas (resistência de escoamento entre elas) é a viscosidade. Sendo assim, fluidos que possuem pouco atrito entre as lâminas, como a água, possuem uma viscosidade baixa, e escoam com facilidade, enquanto que fluidos que possuem um atrito grande, como lubrificantes, possuem viscosidade elevada.

Figura 1 – Lâminas do fluido sendo deslocadas em velocidades diferentes

Existem dois tipos de viscosidade:

1 – Viscosidade Dinâmica  Constante de proporcionalidade entre a tensão cisalhante  imposta no fluido e a velocidade com que ele se movimenta , a taxa de escoamento. É comumente medida em reômetros, em (Pa.s) ou Poise.


2 – Viscosidade Cinemática   Relação entre a viscosidade dinâmica e a massa específica do fluido . É comumente medida em viscosímetros, em m2/s ou Stokes.



A viscosidade tem papel muito importante industrialmente porque é através

Relacionados

  • Monografia
    13214 palavras | 53 páginas
  • polimeros
    21256 palavras | 86 páginas