Relat rio Calorimetriaju

427 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE PROCESSOS I

ANÁLISE DE CALORIMÉTRICA DE ALIMENTOS

Aluna: Juliana Lacerda

RECIFE, 27/05/2015

INTRODUÇÃO
A calorimetria é a ciência que estuda o calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido.
A calorimetria é a base para o estudo da termodinâmica, que estuda as relações entre energia térmica e energia mecânica.
Todo corpo tem uma certa quantidade de energia interna que está relacionada ao movimento aleatório de seus átomos ou moléculas e às forças interativas entre essas partículas. A quantidade de energia transferida enquanto houver diferença de temperatura é Q.
É possível determinar a quantidade de energia que é transferida em um processo. As mudanças da energia interna (U) que acontecem em todo o processo físico ou químico relacionam-se a Q e a W pela primeira lei da Termodinâmica:
U = Q + W
O calor de combustão é a variação de entalpia pela queima de um mol de substância. A cada uma das reações elementares de combustão completa está associada uma quantidade de calor liberada. Em geral costuma-se determinar, experimentalmente, a quantidade de calor liberada por uma amostra, mediante a realização de ensaio em laboratório, sob condições padronizadas.

OBJETIVO Analisar a quantidade de calorias em alguns alimentos.

MATERIAIS E MÉTODOS
- Calorímetro Adiabático;
- Balança Analítica;
- Amostra de Biscoito Treloso;
- Amostra de Biscoito Passatempo; Colocar 10 cm de fio fusível entre os eletrodos, pesar 1 g da amostra e coloca-la no cadinho, o fio deve ser disposto de forma a ter contato com a amostra. É adicionado oxigênio puro em excesso para possibilitar a queima total do material. As

Relacionados