RELAT RIO BIOMOL

3429 palavras 14 páginas
1 INTRODUÇÃO

A tecnologia genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
As principais áreas de aplicação destas técnicas moleculares de diagnóstico refletem-se ao nível das doenças infecciosas, do cancro, das doenças genéticas, dos transplantes e da patologia clínica.
Diferentes temas têm sido abordados, incluindo as técnicas utilizadas para a obtenção de conhecimento acadêmico. Dentre esses temas podem ser destacados as técnicas usadas na genética forense, para identificação de casos de paternidade, por exemplo.
Para a identificação de padrões de DNA ou proteínas utiliza-se a eletroforese. A técnica consiste em um meio de separação de substâncias utilizando um campo elétrico.
Outra técnica abordada foi o PCR, que é uma técnica muito usada para clonar enzimaticamente fragmentos de DNA, sem usar microrganismos vivos.
Esta técnica permite um aumento exponencial da quantidade de DNA em amplificação.
Além destas também foi utilizada a técnica de RFLP, que é uma técnica em que os organismos podem ser diferenciados pela análise de padrões derivados da clivagem do seu DNA.
A metodologia utilizada para realização deste trabalho contém informações dadas em aulas práticas, e também enriquecidas junto a pesquisas bibliográficas.

2 ELETROFORESE EM GEL DE AGAROSE
Material Genético de bactéria.

Eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial. As moléculas são separadas de acordo com o seu tamanho, pois as de menor massa irão migrar mais rapidamente que as de maior massa. Em alguns casos, o formato das moléculas também influi, pois algumas terão

Relacionados

  • Biotina
    7273 palavras | 30 páginas
  • AnaMariaSperSimao
    54186 palavras | 217 páginas