Relat Rio Aula Pr Tica 1 PH E Tamp Es

1241 palavras 5 páginas
FACULDADES PONTA GROSSA
CURSO DE FARMÁCIA

Ana Paula Sibrux
Kerllen Silva
Lizandra Izidoro
Pamela Ferreira
Victoria Schoelze

AULA PRÁTICA 1 – pH E TAMPÕES

PONTA GROSSA
2015
FACULDADES PONTA GROSSA
CURSO DE FARMÁCIA

Ana Paula Sibrux
Kerllen Silva
Lizandra Izidoro
Pamela Ferreira
Victoria Schoelze

AULA PRÁTICA 1 – pH E TAMPÕES

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção da nota referente ao 1º bimestre à disciplina de Bioquímica Humana do Curso Superior de Farmácia da Faculdades Ponta Grossa.
Professor: Christiane Trevisian.

PONTA GROSSA
2015
OBJETIVO
- Determinar o pH de soluções utilizando os métodos colorimétricos ( indicadores de pH) e potenciométrico.
- Relacionar os conhecimentos adquiridos ao funcionamento dos tampões de importância biológica.

INTRODUÇÃO
O pH é um símbolo para uma medida físico-química de potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. O pH pode ser determinado usando um medidor de pH que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de eletrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo". O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução.
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. As soluções tampão podem ser formadas por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são

Relacionados