Relat Rio Analitica Aleat Rio Haha

2345 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ± CCE

Técnicas de identificação de cátions.
Grupo III.
(AMOSTRA 4)

CURSO: QUÍMICA/ QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PROFESSORA: SANDRA APARECIDA D. FERREIRA
GRUPO 04 : IVO RUDOLF WEHR, RENAN, ALEX

DATA: 06/05/2011

SUMÁRIO:
1. OBJETIVOS
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3. MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES
4. PROCEDIMENTO
5. FLUXOGRAMA DE ANÁLISE
6. RESULTADOS E DISCUÇÕES
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

22

1. OBJETIVOS:
A composição de uma solução pode ser determinada por uma análise. O procedimento para análise de uma solução pode ser qualitativo, isto é, vai determinar a identidade dos constituintes presentes. Nosso objetivo nesta prática é a determinação dos ânions presentes em uma amostra desconhecida.
2. INTRODUÇÃO:

Grupo III. Os cátions deste grupo não reagem nem com ácido clorídrico nem com ácido sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Todavia, formam precipitados com sulfeto de amônio em meio neutro ou amoniacal. Os cátions deste grupo incluem cobalto (II), níquel (II), ferro (II), ferro (III), cromo (III), alumínio, zinco e manganês (III).
Cátions avaliados neste relatório:
.
Ferro.O ferro forma compostos em dois estados de oxidação comuns, +2 (ferroso) e
+3 (férrico). O íon Fe+2, em solução, tende a oxidar-se em Fe+3, na presença de oxigênio do ar. Os sais de ferro são coloridos, sendo que muitos sais ferrosos são esverdeados e muitos sais férricos são marrom-amarelados.
Alumínio.O alumínio forma compostos somente no estado de oxidação +3. Seu hidróxido é anfótero, sendo uma substância gelatinosa de cor branca sendo possuidora de u7m grande poder de adsorção. Soluções contendo Al+3 são incolores.
Cromo.O cromo forma compostos nos estados de oxidação +2, +3 e +6; os estados
+3 e +6 são os mais importantes. Compostos de cromo +6 (cromatos e dicromatos), são fortes agentes oxidantes. O hidróxido de cromo +3 é anfótero. Os compostos de cromo +2 são fortes agentes redutores. Todos os sais de

Relacionados