Relat rio 8 A o Oxidante do Permanganato e do Dicromato

870 palavras 4 páginas
Prática número 8: Ação Oxidante do Permanganato e do Dicromato

Professores: Jairo Esteves/Thiago Crispin
Disciplina: Química Geral II
Turma: T223

Alunos:
Augusto Sérgio Souza Cristovam

Filipe da Silva Marconi

João Gilberto

Data de realização da prática: 30/01/14
Data de entrega do relatório: 13/02/14

I - Ação Oxidante do Permanganato
Procedimento 1.1:

Transferiu-se para um vidro de relógio alguns cristais de KMnO4 e, em seguida, uma gota de H2SO4 concentrado. Aproximou-se lentamente um bastão de vidro com um chumaço de algodão embebido em álcool, enrolado em uma de suas pontas. Logo após que se gotejou ácido sulfúrico concentrado nos cristais de permanganato de potássio, observou-se um pouco de fumaça rosácea. Isso se deve por causa da presença de íons permanganato (MnO4-), que é um íon com coloração rosada. Ao aproximar o bastão de vidro com algodão embebido em álcool, observou-se rapidamente a queima do algodão, isso ocorre porque na reação entre o ácido sulfúrico e o permanganato de potássio, e ocorre também a liberação do oxigênio atômico que é altamente reativo e também libera como produto dessa reação o sulfato de Potássio, o Sulfato de magnésio e água.

Equação química da reação ocorrida:

2 KMnO4(s) + H2SO4(concentrado) → K2SO4(s) + 2 MnSO4(s) + H2O(ℓ) + 5 O(g)

Ocorreu a queima do álcool que se oxidou ao se aproximar do oxigênio atômico, que foi alimentada pelo oxigênio do ar.

CH3–CH3OH + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O

Procedimento 1.2:

Para um tubo de ensaio, transferiu-se cerca de 5 mL de H2SO4 concentrado, adicionou-se lentamente cerca de 5mL de etanol P.A. e, finalmente, acrescentou-se alguns cristais de KMnO4. Observou-se a seguinte reação:

H2SO4(aq) + KMnO4(s) → K2SO4(aq) + MnO7(aq) +H2O(ℓ)

Os líquidos são imiscíveis, e formam duas fases na solução, com o Ácido Sulfúrico ficando concentrado na parte de baixo por ser mais denso que o Etanol. O Permanganato de Potássio parou na interfase e começou a reação com o Ácido Sulfúrico,

Relacionados