Relat rio 3 Lan amento Obl quo

829 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMPUS MOGI DAS CRUZES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II

LANÇAMENTO OBLÍQUO.

Resumo
Este relatório tem por finalidade demonstrar o lançamento oblíquo de um objeto quando lançado a partir de um lançador de projétil.

COMPONENTES DO GRUPO:
Nome RGM
Gabriel Rufino 11142101228
Guilherme Azevedo 11142101683
Lucas Silva Lopes 11142101983
Mamede Sena 11142101113

Mogi das Cruzes, SP
2015
1 – INTRODUÇÃO
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade. Através do lançamento de projeteis pode-se estudar as leis básicas da composição de movimentos ortogonais. Por meio de um simples experimento constituído de uma mangueira fixa em um suporte e uma plataforma disposta adequadamente, pode-se obter a trajetória descrita pelo projétil. O método é uma variação de outros já existentes, em que, pelos movimentos sucessivos de um anteparo, obtém-se a imagem da trajetória que é percorrida por uma bolinha de aço. Com esse sistema, pode-se medir de maneira simples as principais grandezas envolvidas no movimento de projéteis.

2 – OBJETIVOS
Através da determinação experimental da trajetória de um projétil em movimento oblíquo, utilizar a representação gráfica do mesmo e, aplicando as teorias sobre tal movimento, obter a velocidade de lançamento do projétil em laboratório tal como a equação do movimento e outros parâmetros.

3 – EQUIPAMENTOS
Os equipamentos utilizados foram:
Projectile Launcher (Canhão de lançamento);

Photogate Head (Para identificar o momento que o objeto deixa o lançador); Trena de 15m (Para verificar o HMáx alcançado pelo objeto após o

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas