Relat Rio 2 Venturi Ver 02

1179 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEMEC

LABORATÓRIO DE FLUIDOS – EMA098

RAFAEL AUGUSTO MAGALHÃES FERREIRA

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DESCARGA EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS

NOME: TURMA: N2
HELOISA GUSMÃO MARTINS
HUGO LOPES ROCHA
JOÃO CESAR GOMES

MARÇO 2015
1. Introdução

O coeficiente de descarga é calculado em determinadas circunstâncias para medir a relação entre os resultados reais de vazão e os resultados teóricos calculados. Este também é responsável por indicar os efeitos de turbulência causados pela redução abrupta de área. Nesta prática, o coeficiente de descarga poderá ser utilizado para medir este efeito no Venturi, que possui uma redução abrupta de área.

O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita.

O efeito Venturi ocorre quando, num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento aumentando a sua pressão e consequentemente a velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre também uma baixa pressão.

Este efeito é explicado pelo Princípio de Bernoulli e o princípio de continuidade de massa. Se o caudal de um fluido é constante, mas a seção diminui, necessariamente, a velocidade aumenta após atravessar esta seção. Pelo teorema da conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui obrigatoriamente.

2. Objetivo

Este relatório tem como objetivo a determinação do coeficiente de descarga (Cd) em função do número de Reynolds (Re), possibilitando que se plote os resultados em um diagrama e se obtenha uma curva a curva de melhor ajuste. Os dados obtidos serão então

Relacionados

  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas