Relat rio 01 Eletrodo de Sacrif cio Partezani

1407 palavras 6 páginas
FACULDADE ASSIS GURGACZ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS – CTM

ELETRODO DE SACRIFICIO

CASCAVEL, 10/09/2013

1. TÍTULO
Pratica 01 – Turma A - Eletrodo de sacrifício. 20/08/2013.

2. OBJETIVO Proteger metais menos nobres com eletrodo sacrifício

3. RESUMO
Foi realizado um trabalho para tentar demonstrar, através da pratica, qual é o melhor metal entre Zinco, Magnésio e Cobre para ser utilizado como eletrodo sacrifício para o Ferro. Os resultados não foram satisfatórios devido à falta de tempo para realizar um trabalho mais cauteloso e detalhado, pois poderíamos ter lixado com melhor eficiência cada prego.

4. INTRODUÇÃO
Eletrodo de sacrifício é o nome dado a um metal utilizado para evitar a corrosão de outro. Os eletrodos de sacrifício são muito empregados para evitar, principalmente, a corrosão de peças e estruturas de ferro.

5. MATERIAIS E MÉTODOS

5.1) Materiais Utilizados
1) 4 copos de agua de 180mL;
2) 4 pregos de ferro (não galvanizados);
3) Fio de Nylon;
4) 1 pedaço de zinco metálico;
5) 1 pedaço de fita de magnésio;
6) pedaço de 10cm de cobre 4mm;
7) Palha de aço;

5.2) Reagentes Utilizados
- Água da torneira

5.3) Procedimento Experimental
Foram utilizados pedaços de palha de aço para polir os pregos para reduzir as impurezas presentes neles. Após pouco tempo de polimento em cada prego, em um deles foi preso um pedaço de zinco; em outro foi enrolado o cobre e no terceiro a fita de magnésio. O quarto prego ficou sem nenhuma proteção. Cada prego foi inserido em um copo de 180mL que estavam nomeados para distinção de qual metal estava em qual copo. Durante o polimento com a palha de aço, os pregos não foram tocados pelas mãos de quem estava polindo, pois isso ajudaria os pregos a enferrujarem devido a impurezas contidas nas mãos do ser humano. Foram, então, usadas folhas de papel-toalha para manuseio dos pregos. Por último, adicionou-se agua em cada copo e

Relacionados