Relat 3 qui org

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – Turma B

Debora Evelyn Rohrsetzer
Karina Kawka

RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA:
DESTILAÇÃO FRACIONADA

Relatórioda disciplina de Química Orgânica (CQ 038).
Professor: Paulo H. G. Zarbin.
Setor de Ciências Exatas – Departamento de Química.

CURITIBA/PR
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. MATERIAIS EMÉTODOS
A figura 1 mostra, de maneira simplificada, um sistema usado pra destilação fracionada:

Figura 1. Sistema para destilação fracionada. Disponível em:<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia17.php> . Acesso em 11/12/12.

Em uma destilação fracionada, a mistura é colocada num balão de fundo redondo, que por sua vez, fica sobre uma fonte de calor como manta deaquecimento (como neste caso), ou ainda num banho em líquido ou até mesmo diretamente no fogo. Acoplado ao balão, fica a coluna de destilação. Sobre esta, fica acomodada a cabeça da destilação e umtermômetro. Depois disso, há o condensador (por onde água fria corrente passa para resfriamento). E por último, há um tubo que conduz o destilado ao recipiente coletor. Há uma abertura neste item, paraalívio da pressão.
Neste experimento, os líquidos separados por meio da destilação foram diclorometano e etanol, sendo que 25mL de cada um destes compostos foram misturados, colocados dentro dobalão, que faz parte do sistema de destilação fracionada acima descrito. O líquido destilado foi recolhido em provetas. Sendo que a porção inicial (aproximadamente 5mL) deve ser descartada, assim como oresíduo final da destilação.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente, o sistema estava sob uma temperatura de 28°C. Após o início do aquecimento, o líquido no interior do balão começou a ebulire algumas gotas começaram a aparecer na coluna de destilação. Na coluna de destilação, o líquido mais volátil, que será obtido primeiro, vai subindo enquanto resquícios do segundo líquido (que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat rio Qui Ex 3 C pia
  • Relat rio de Pr tica III Qui mica Org nica
  • relatorio qui exp 3
  • Qui Fis 3
  • Relat Org V Aa
  • Relat rio Qui Ex 2
  • Relat 3
  • Relat 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!