Relatório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Engenharia Ambiental

- DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓLIDOS TOTAIS, DISSOLVIDOS E SUSPENSOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL.

- DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS: pH, CONDUTIVIDADE, TURBIDEZ E OXIGÊNIO DISSOLVIDO.

Autores: Pablo Raphael do Nascimento

Professor: Dr. Jonatas Gomes da Silva

Brasília - DF
2012

Resumo

A água é o líquidoindispensável à vida no planeta Terra. Embora, esse líquido precioso se encontra cada vez mais escasso e poluído devido a indolência do homem. Este relatório tem como objetivo a análise físico-química da água mineral comercializada no DF. Para isso, foram analisados os seguintes parâmetros físico-químicos: pH, turbidez, condutividade e determinação do teor de sólidos, totais, dissolvidos esuspenso na água. Foi utilizado o laboratório de Físico-química da UCB Campus I para tais análises. O resultado obtido mostra que a água comercializada está apta para consumo humano, e possuí pH recomendado pelo Ministério da Saúde.

Palavras-chaves: água mineral; parâmetros físico-químicos; teor de sólidos.

1. INTRODUÇÃO

O padrão de qualidade de vida de uma população está diretamenterelacionado à disponibilidade e à qualidade de água, sendo esta, o recurso natural mais crítico e sensível que impõe limites ao desenvolvimento, em muitas partes do mundo. Uma das causas fundamentais para o aumento no consumo de água é provocado pelo acréscimo exacerbado da população, a estimativas para o ano de 2030 é que essa população chegue a 8 bilhões de habitantes, com uma taxa de aumento de 1,33%anual. Isto significa um crescimento de 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. ¹ Os números indica que cerca de 3 bilhões de habitantes do nosso planeta vivem hoje sem o mínimo necessário de condições sanitárias e cerca de 1 milhão não tem acesso a água potável. Nos últimos 50 anos a disponibilidade de água para cada habitante do planeta diminuiu 60% enquanto que a população mundial aumentou em50%. O planeta terra tem apenas 2,5% de água doce sendo que apenas 0,08% se encontram em lugares de fácil acesso para o consumo humano embora a oferta seja pequena, ainda sim continuamos a poluir cada vez mais nossos rios e lagos. Levando em conta que na medida em que aumenta a demanda, os ecossistemas se deterioram.

A procura e a oferta dos recursos hídricos estão cada vez mais comprometidas emmuitos lugares do mundo, pois as águas superficiais e as subterrâneas estão contaminadas com esgotos industriais, agrícolas e regionais. De acordo com a Comissão Mundial da água para o século XXI, mais de 50 % dos principais rios do mundo estão contaminados, pondo em risco o ecossistema e a saúde humana. 1

Uma avaliação do problema de água de uma dada região já não pode ser mais restrita a umsimples balanço entre ofertas e consumo, mas deve abranger suas inter-relações ambientais e socioculturais, em especial as condições de conservação dos recursos naturais em geral, e da água, em particular, do uso e ocupação do território, tanto urbano como rural, tentando com objetivo de alcançar e garantir a qualidade do desenvolvimento sustentável. 3 O Mesmo autor adverte que, o problema é maisgrave nos países em desenvolvimento, pela falta de sistemas adequados de monitoramento e controle, atingindo muitos rios e lagos próximos aos grandes centros urbanos, regiões costeiras e também os aquíferos subterrâneos. Isso significa que, no futuro padrões de qualidades mais rígidas não forem adotadas, algumas fontes de água, em uso hoje, não poderão mais ser utilizados.

No caso da águamineral, ela contém minerais ou outras substâncias dissolvidas que podem alteram seu gosto ou lhe dão valor terapêutico, como é o caso de sais, compostos de enxofre e gases. Este tipo de água pode frequentemente ser efervescente, preparada ou ocorrer naturalmente. As águas minerais são provenientes das subterrâneas que se originam através da infiltração do solo a partir da superfície e elas retornam...
tracking img