Relatório

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
Anaximandro de Mileto
Anaximandro de Mileto ( 610-545 a.C )
 
Anaximandro foi discípulo de Tales na Escola Jônica Antiga, cujos membros acreditavam que o Universo era estático, e procurouaprofundar as idéias do mestre sobre a origem de todas as coisas. Em meio a tantos elementos observáveis no mundo natural, água, fogo, ar, terra, ele acreditava não ser possível eleger uma única substânciamaterial como princípio primordial de todos os seres, isto é , a arqué.
De acordo com o autor Ubaldo Nicola na sua obra Antologia Ilustrada da Filosofia, “Anaximandro foi o primeiro a usar o termoarqué, que em grego significa o princípio, o fundamento, aquilo do qual tudo se originou e que mantém o mundo vivo”.[1]
Para o pré-socrático, esse princípio era algo que estava acima dos limites doobservável, ou seja, não se situava numa realidade ao alcance dos sentidos. Por isso, denominou-o o ápeiron, termo grego que significa o infinito, o ilimitado, o indeterminado. Segundo ele, a arqué, ou seja,o ápeiron, só poderia ser alcançado pelo pensamento  e pelo intelecto. Da mesma forma que Tales dizia que tudo começava com a água, se desenvolvia com a água e terminava na água, Anaximandro diziaque todas as coisas surgiam do ápeiron e retornavam ao ápeiron. Essa crença prenuncia a máxima de Einstein que diz que “ a matéria não pode ser criada nem destruída”.
Encerro aqui este pequeno texto arespeito do filósofo pré-socrático Anaximandro de Mileto, e espero ter contribuído de alguma forma para o conhecimento de todos os visitantes deste site. O próximo artigo será sobre o também milesianoe jônico Anaxímenes. Desde já agradeço a sua visita caro leitor.

O que é uma visao sistematica?

Resposta

As indagações os questionamentos filosóficos se realizam de modo sistemático.Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!