Relatório: a adaptação da criança à escola

RELATÓRIO


REVISTA NOVA ESCOLA
TEMA: A adaptação da criança à escola

È notável que, a adaptação da criança no ambiente escolar não tem sido fácil, pelo fato de que ela tementrado muito sedo na escola de Educação Infantil.
Portanto, a criança não entende a separação dela com a família por algumas horas para conviver com pessoas estranhas em um ambientediferente daquele que frequentava até então. Despedir-se da família, avisar que a barriga dói, dividir os materiais, perder um brinquedo para um colega... Pode não parecer, mas a vida de umacriança pequena tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanharchorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança.
No entanto, para o educador, enfrentar momentos como esses não é uma tarefa fácil, só pode ficar mais simples quando seconhece o desenvolvimento infantil e há acolhimento e uma permanente construção de vínculos afetivos com as crianças – um trabalho fundamental que começa ao iniciarem a adaptação e segue aolongo do ano.
Enfim, o professor deve proporcionar situações em que a criança possa agir sobre o ambiente, interagir com outras pessoas, pensar, resolver, testar hipóteses, ou seja,construir o seu conhecimento.
Cabe ressaltar, não só a criança precisa de assistência nesse período, mas a família também. O professor sabe exatamente o que deve ser feito sua obrigação é a deajudar nesse momento, orientar para que os medos sejam amenizados. O acolhimento, portanto, deve ser abrangente, pois se todos estiverem seguros, esse sentimento envolverá a criança.O referido tema contribui de forma extensa aos vastos âmbitos da educação, pois serve para todos que trabalham na escola, com grande importância auxiliando-me como futura educadora.
tracking img