Relatório: transmissão digital de sinais analógicos utilizando tdm e pwm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4133 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

MATEUS BRANDÃO PRATES RAÍ ALVES TAMARINDO

RELATÓRIO: TRANSMISSÃO DIGITAL DE SINAIS ANALÓGICOS UTILIZANDO TDM E PWM

JUAZEIRO 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

MATEUS BRANDÃO PRATES RAÍ ALVES TAMARINDO

RELATÓRIO: TRANSMISSÃO DIGITAL DE SINAISANALÓGICOS UTILIZANDO TDM E PWM

Trabalho

referente

à

disciplina de Princípios de Telecomunicações na

ministrado

Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus – Juazeiro / BA.

JUAZEIRO 2012

RESUMO
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema de transmissão e recepção digital de múltiplos sinais analógicos utilizando microcontroladores. Para que fossepossível atingir essa meta, foi utilizado o PIC 16F877A, DAC0808 (circuito integrado para conversão de valores digitais em valores analógicos), e amplificadores operacionais. Utilizando os conceitos de PWM e TDM, para transmitir e comportar os sinais mensagens em um mesmo canal.

1. Introdução
Comunicação é o processo de transmissão que leva uma informação de um ponto a outro, os elementosbásicos que permitem a comunicação são: transmissor, meio e receptor, juntos estes três dispositivos formam um canal de comunicação. Os meios de comunicação estão presentes em nossas vidas há muitos anos, muito antes de nascermos já existiam várias maneiras das pessoas se comunicarem entre si, um dos métodos mais antigos é o sistema de cartas que existe desde que o homem aprendeu a se comunicar porsinais. Até hoje as cartas estão a nossa disposição e podem ser mandadas para qualquer lugar do mundo, no entanto por causa da grande demora na entrega elas não são mais tão usadas, outro meio de comunicação muito veloz que pode abranger diversos territórios é o rádio, o qual possibilitou levar notícias as pessoas mais afastadas das grandes cidades. A televisão foi outro meio de comunicação queapareceu em um período muito propício e que ajudou países do mundo inteiro a se comunicarem melhor com todas as suas cidades, pois além de enviar áudio era possível enviar vídeo também. O telefone, dispositivo mais pessoal do que os outros voltado para pessoas que queriam conversar entre si, por um bom tempo houve a necessidade de telefonistas que trocavam plugues para ligar uma casa a outra,atualmente já não é mais assim, os telefones de hoje se ligam automaticamente através das centrais de controle e comutação, mas tarde surgiram os computadores pessoais e telefones moveis. Com o passar dos anos as tecnologias se tornaram mais baratas, contribuindo para que todo mundo pudesse comprar televisores de alta definição, computadores modernos, celulares com acesso a internet e outros dispositivos.Consequentemente esse fácil acesso a novas tecnologias exigiu que as empresas prestadoras de serviços aumentassem sua capacidade para poder comportar um maior número de clientes, para que isso fosse possível foi necessário criar técnicas mais eficazes de modulação e multiplexação.

2. Revisão Bibliográfica
2.1 Time Division Multiplexing (TDM)

TDM (em português: Multiplexação por Divisão deTempo) é uma técnica de multiplexação que possibilita a transmissão de múltiplos sinais através de mesmo canal de comunicação. Nesse processo é atribuído um slot de tempo para cada um dos sinais transmitidos, emitindo apenas um único sinal em cada instante de tempo. Ocorre de maneira similar ao escalonamento de processadores computacionais que executam vários programas concorrentemente alocandoum instante de tempo para cada programa dando assim a impressão de paralelismo. A cada instante de tempo obtém-se uma amostra do sinal mensagem, aquele que deseja transmitir, em seguida o quantiza, atribuindo níveis aos valores e depois o digitaliza, para finalmente ser enviado pelo canal. Considerando uma transmissão perfeita, ou seja, sem ruídos e interferências, a fidelidade do sinal...
tracking img