Relatório tbj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA

RELATÓRIO ELETRÔNICA 5
Polarização Transistor Emissor – Comum PROF. Cláudio R. do Nascimento

Carlos Eduardo Moreira Flores T: 341
1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA

Introdução: Os circuitos comtransistores polarizados emissor comum são utilizados para amplificar sinais de tensão pequenos, tais como os sinais de rádios fracos captados por uma antena. Eles também são utilizados em uma configuração especial de circuito analógico conhecida como fonte de corrente, onde uma única entrada compartilhada é utilizada para controlar uma série de transistores idênticos, cada uma dessas correntes de saída seráaproximadamente igual às outras, mesmo que estes transistores estejam controlando cargas de saída distintas. O emissor comum é um tipo de estágio de um amplificador eletrônico baseado em um transistor bipolar em série com um elemento de carga tal como um resistor. O termo "emissor comum" se refere ao fato de que o terminal do emissor do transitor (indicado por um símbolo de flecha) é conectado auma ligação "comum", tipicamente a referência de 0 volt ou ao terra. O terminal do coletor é conectado à carga da saída, e o terminal da base atua como a entrada de sinal. Esta configuração pode ser dividida em 3 tipos: Polarização fixada, resistor de emissor e Independente de beta ou divisor de tensão.

2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSOTÉCNICO ELETROTÉCNICA

Apresentação teórica Configuração Emissor Comum
• • • • • •

Ganho de tensão elevado Ganho de corrente elevado Ganho de potência elevado Impedância de entrada baixa Impedância de saída alta Ocorre a inversão de fase.

Esta configuração é a mais utilizada em circuitos transistorizados. Por isso, os diversos parâmetros dos transistores fornecidos pelos manuais técnicos têmcomo referência a configuração emissor comum (90% das configurações). Podemos trabalhar com a chamada curva característica de entrada. Nesta curva, para cada valor constante de VCE, variando-se a tensão de entrada VBE, obtém-se uma corrente de entrada IB, resultando num gráfico com o seguinte aspecto.

Observa-se que é possível controlar a corrente de base, variando-se a tensão entre a base e oemissor. Para cada constante de corrente de entrada IB, variando-se a tensão de saída VCE, obtémse uma corrente de saída IC, cujo gráfico tem o seguinte aspecto.

3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA

Através desta curva, podemos definir três estados do transistor, o CORTE, a SATURAÇÃO e a região ATIVA
• • •

CORTE:IC = 0 SATURAÇÃO: VCE = 0 ATIVA: Região entre o corte e a saturação.

Para a configuração EC a relação entre a corrente de saída e a corrente de entrada determina o ganho de corrente denominado de b ou hFE (forward current transfer ratio).

O ganho de corrente b não é constante, valores típicos são de 50 a 900.

6 - Os Limites dos Transistores Os transistores, como quaisquer outrosdispositivos têm suas limitações (valores máximos de alguns parâmetros) que devem ser respeitadas, para evitar que os mesmos se danifiquem. Os manuais técnicos fornecem pelo menos quatro parâmetros que possuem valores máximos:
• • • •

Tensão máxima de coletor - VCEMAX Corrente máxima de coletor - ICMAX Potência máxima de coletor - PCMAX Tensão de ruptura das junções

4

UNIVERSIDADE FEDERAL DESANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA

Região Ativa – As variações no valor da corrente IB fazem a corrente IC variar na mesma proporção; Região de Corte – Onde não corrente na base (IB), não há corrente no coletor (IC); Região de Saturação – A corrente IC chega ao seu valor máximo e não mais pode aumentar; Área Útil – Região determinada para o...
tracking img