Relatório social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DO BAIRRO PORTO D’AREIA

Por meio de conversas informais e pesquisas, foram levantados alguns dados sobre o desenvolvimento da comunidade do bairroPorto D’areia o qual pertence à cidade de Estância no estado de Sergipe e localiza-se mais especificamente na zona leste do respectivo município.

O referido bairro segundo alguns moradores, foi aporta de entrada para o surgimento e desenvolvimento da cidade de Estância em meados do século XIX, sendo descoberto por Pedro Homem da Costa que começou a povoação inicialmente com roças e fazendaspara criação de gados. Percebe-se que o Porto D’areia é um importante marco na história não só de Estância como do já referido estado, pois lá ancoravam-se diversos barcos transportando alimentos,possuía também um grande mercado, mas, infelizmente nos dias atuais restam apenas ruínas históricas.

A localização da comunidade é central, ou seja, tem proximidade com vários outros bairros e é compostapor aproximadamente 2.000 pessoas. Em relação aos aspectos de urbanização há pontos negativos e positivos, dentre estes, respectivamente há negligência de transportes coletivos, posto de saúde esaneamento básico vindo ferir leis ambientais enquanto positivamente as casas são de alvenaria, as ruas são compostas por paralelepípedos e tem iluminação pública, inclusive aparelhos telefônicos, há umaescola estadual que tem como clientela principal os moradores do bairro, encontra-se uma quadra de esportes e uma bela imagem em concreto de Jesus Cristo que serve como atração turística. Destacando omeio ambiente, há uma reserva ambiental particular preservada, encontrando-se às margens desta, uma maré.

No levantamento sócio-econômico da comunidade é notória a divisão de classes sociais e aextrema vulnerabilidade social, sendo que são poucas as famílias que possuem renda fixa e digna, relatando que mais da metade destas sobrevivem apenas do programa de governo “bolsa família”, da...
tracking img