Relatório sobre O Ramo De Ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGA SOCIAL


Relatório sobre os prefácios e a primeira parte do livro: “O Ramo de Ouro” de Sir James George Frazer.


Trabalho realizado pela disciplina Introdução à etnografia 2012.01 ministrada pela professora Maria Regina.


Autores:
Camila Dutra
Caio Matienzo
Gabriel PaixãoMaurício Pereira
Maria Irene



Florianópolis
2012
James George Frazer nasceu em 1854 na Escócia. Foi um famoso antropólogo, nomeado lorde e condecorado pela monarquia. Um dos seus métodos de pesquisa consistia em enviar questionários para todos os missionários, doutores e administradores do império que lhes enviavam informações sobre costumes, hábitos e crenças dos habitantes locais,viabilizando, assim, um trabalho de catálogo e análise gigantesco, procedendo ao estudo comparado de religiões e as tradições mitológicas que lhe antecederam.
Em 1890, lançou sua mais famosa obra “O Ramo de Ouro”, então na condição de professor da Universidade de Cambridge na qual realizou um estudo comparativo dos mitos e do folclore. Numa perspectiva evolucionista, etnocêntrica e eurocêntrica, defendeua tese de que o pensamento humano evoluiu de um estágio mágico para outro religioso, e daí para um nível científico. Sua obra é o testemunho do período vitoriano, de otimismo e expansão imperialista/colonialista, influenciado, ainda, pela Revolução Industrial.
Morreu em 1941, com a curiosidade de que sua mulher faleceu poucas horas depois.
Darcy Ribeiro em sua introdução à edição brasileira do“Ramo de Ouro” ressalta que mesmo quando do seu esperado lançamento em português, tanto tempo depois, continuou sendo considerada uma obra clássica, em sua opinião por sua qualidade artística. E isto apesar das críticas pertinentes que recebeu logo após sua primeira edição e, cada vez mais, com o firmamento do caráter profissional da antropologia e a superação dos estudos de viés colonialista. Numaperspectiva evolucionista concebe a magia e a religião como etapas antecedentes do estágio – superior – da ciência. Darcy deixa explícito para o leitor, diversos aspectos da mente europeia do tempo de Frazer, como no trecho em que diz: “Colhe-se, por isso mesmo, em toda obra um certo otimismo que se explica habitualmente pela cegueira em que vivia a intelectualidade europeia d seu tempo.”, ou seja,deixa claro que características que serão facilmente encontradas no texto, como algumas já aqui ditas, explicam-se através das concepções que se obtinham naquele tempo.
Mary Douglas, influente antropóloga social inglesa, seguidora de Émile Durkheim e integrante da tradição estruturalista de pensadores, realiza a introdução do trabalho, ressaltando a importância de James Frazer para aAntropologia Social, disciplina universitária criada por ele em 1927. Ressalta a necessidade de não se incidir num anacronismo histórico ao se analisar a obra deixada por ele. Alerta que mais importante do que considerar o esforço de Frazer em responder a questão de como o culto romano à deusa Diana era perpetuado, é fundamental considerar esse ponto de partida como uma estratégia narrativa, que não deve serconfundida com os estudos originais realizados sobre mitologia e religião. Mary também ressalta a importância de uma leitura dentro dos contextos temporais de Frazer. Também, diferentemente de Darcy Ribeiro, traz algumas perspectivas relacionadas ao contexto de crescimento e educação do autor, que possui traços místicos e religiosos devido à sua criação cristã que veio de família como narra otrecho: “Todos os dias, seu pai lia em voz alta, para a família, um trecho da Bíblia, mas sempre fechava o livro sem comentários”, o que pode ter fomentado no jovem Frazer, segundo Mary, impressões em sua mente juvenil.

Estrutura dos Capítulos:
Cap. 1 – O Rei do Bosque:
No início, o autor traz uma descrição densa do bosque de Nemi, com riqueza em detalhes e em forma literária. Além da...
tracking img