Relatório sobre medidas de massa, volume e densidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Goiânia, 13 de abril de 2013.
Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental
Professor (a): Dra. Alessandra Rodrigues Duarte
Disciplina:Química Geral e Experimental
Alunos: Ingrid Karolyne; João Messias; Mariana Araújo.
















DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOSDETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS



RESUMO



Foram realizados experimentos para a determinação da densidade de sólidos (ferro e chumbo) e líquidos (água deionizada e álcooletílico P.A). Notou-se uma enorme variância entre os valores obtidos e seus respectivos valores teóricos.



































INTRODUÇÃOA densidade absoluta ou massa específica, denominada simplesmente de densidade, é a razão entre a massa de uma amostra de um material e seu respectivo volume (d = m/v), (BIANCHI & MAIA). A densidadeindepende do tamanho da amostra da substância em questão, ou seja é uma propriedade intensiva. Geralmente sua unidade de referência é g/mL ou g/cm³. Para a realização dessa experiência foramutilizados dois pregos que supostamente deveriam ser de ferro, e duas bolinhas que supostamente deveriam ser de chumbo.

De acordo com J.D. Lee, o Ferro é o quarto elemento mais abundante da crostaterrestre, sendo sua quantidade menor apenas que a do oxigênio, do silício e do alumínio. Além disso, este mesmo, é o mais utilizado dentre todos os metais, sendo fundamental para a fabricação do aço,que é de extrema importância em todo o mundo. Sua representação na tabela periódica é Fe e este se encontra no grupo 8B. Seu número atômico é 26 (26 prótons e 26 elétrons) e sua massa atômica é de55, 85 u. O valor teórico de sua densidade é de 7,86 g/mL a cerca de 16 ºC. É encontrado em estado sólido à temperatura ambiente. O ferro quando oxidado em +2, pode ser facilmente oxidado a ferro +3,...