Relatório sobre medidas de massa, volume e densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1630 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Goiânia, 13 de abril de 2013.
Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental
Professor (a): Dra. Alessandra Rodrigues Duarte
Disciplina: Química Geral e Experimental
Alunos: Ingrid Karolyne; João Messias; Mariana Araújo.
















DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOSDETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS



RESUMO



Foram realizados experimentos para a determinação da densidade de sólidos (ferro e chumbo) e líquidos (água deionizada e álcool etílico P.A). Notou-se uma enorme variância entre os valores obtidos e seus respectivos valores teóricos.



































INTRODUÇÃOA densidade absoluta ou massa específica, denominada simplesmente de densidade, é a razão entre a massa de uma amostra de um material e seu respectivo volume (d = m/v), (BIANCHI & MAIA). A densidade independe do tamanho da amostra da substância em questão, ou seja é uma propriedade intensiva. Geralmente sua unidade de referência é g/mL ou g/cm³. Para a realização dessa experiência foramutilizados dois pregos que supostamente deveriam ser de ferro, e duas bolinhas que supostamente deveriam ser de chumbo.

De acordo com J.D. Lee, o Ferro é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo sua quantidade menor apenas que a do oxigênio, do silício e do alumínio. Além disso, este mesmo, é o mais utilizado dentre todos os metais, sendo fundamental para a fabricação do aço,que é de extrema importância em todo o mundo. Sua representação na tabela periódica é Fe e este se encontra no grupo 8B. Seu número atômico é 26 (26 prótons e 26 elétrons) e sua massa atômica é de 55, 85 u. O valor teórico de sua densidade é de 7,86 g/mL a cerca de 16 ºC. É encontrado em estado sólido à temperatura ambiente. O ferro quando oxidado em +2, pode ser facilmente oxidado a ferro +3, emrazão deste comportamento, o elemento se caracteriza como agente redutor forte.

O chumbo é um metal representativo geralmente encontrado na natureza em forma de compostos minerais, em sua grande maioria, sulfurados. Sua representação na tabela periódica é Pb (do latim plumbum) e este se encontra no grupo 14 (IV A – grupo do carbono). Seu número atômico é 82 (82 prótons e 82 elétrons) esua massa atômica ponderada é de 207,2 u. O valor teórico de sua densidade é de 11,34 g/mL a cerca de 16 ºC. Em virtude de suas características atômicas, o chumbo se inclui no grupo de metais pesados, sendo bastante nocivo à maioria dos organismos (inclusive o humano). É bastante utilizado na construção civil, em roupas de proteção a raios-X e baterias.

Os metais podem ser endurecidospor meio de ligas com elementos que realmente tenham a propriedade de formar ligações covalentes, uma vez que se observa sua eletronegatividade. A mobilidade dos elétrons de valência explica porque os metais são ótimos condutores de eletricidade. A mobilidade dos elétrons também explica a excelente condutividade térmica dos metais. Como esses elétrons têm grande mobilidade no retículo, eles acabamtransferindo essa energia para toda a rede cristalina de maneira rápida, fazendo com que o metal se aqueça.

Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais, ou de metais com não metais, mas sempre com a predominância dos primeiros.

Desta forma, o objetivo deste experimento foi calcular a densidade de algumas amostras de sólidos (Pb, Fe) e líquidos (H2O deionizada, C2H5OH) eposterior comparação de suas densidade teóricas na literatura. Os valores teóricos para a densidade da Água é de 1,00 g/mL e para o Álcool Etílico é de 0,79 g/mL.





























PARTE EXPERIMENTAL



Materiais e Reagentes



Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino da Coordenação de Química do IFG, foram utilizados...
tracking img