INTRODUÇÃO

Para se isolar um microorganismo, deve-se aplicar um meio de cultivo mais adequado para ele se desenvolver. Esse meio de cultivo é um nutriente preparado em laboratório para que esse microorganismo cresça e se multiplique.
Os meios de cultivo podem ser sintéticos, em que sua composição química é conhecida, ou pode ser complexos, onde apresentam algum componente que tem uma composição variável, por exemplo, os extratos de leveduras, de carne, de plantas, etc.
Nesta aula prática, pudemos quantificar os microorganismos que foram cultivados na placa de Petri com um meio nutriente, já que eles cresceram e formaram colônias. Paraquantifica-los usamos um aparelho contador de colônias, que depois de contadas, foi calculada a UFC (Unidade formadora de colônias).











RESULTADOS
Foram contabilizadas 4 colonias na diluição feita a 10 . Posteriormente calculamos a UFC:





Outros procedimentos que permitem determinar a concentração de microorganismos em uma dada amostra são:
Técnica de semeaduras por estrias → Através de um alça de platina ou de um fio de platina, coleta-se uma pequena parcela do meio inóculo e o espalha sobre a placa de Petri com ágar fazendo movimentos de zigue-zague, formando um caminho na forma de estrias, podendo ser contínua oudescontinua.
Técnica de semeaduras por espalhamento → Aqui, um pequeno volume de solução de microrganismos é transferido para o centro de uma placa de ágar com o auxílio de uma pipeta estéril. Em seguida, com o auxílio da alça já esterilizada e flambada, espalha-se esse volume depositado por toda a superfície do ágar.
Técnica de semeadura por derramamento → É muito utilizado por bactérias e fungos. A amostra original é diluída de forma que quando é feita a placa consegue-se colônias bem separadas. Um pequeno volume da melhor diluição é então derramado em uma placa de Petri sem ágar. Em seguida, derrama-se ágar fundido na temperatura de 45ºC e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). RELATÓRIO SOBRE INOCULAÇÃO DE UMA CULTURA DE LEVEDURAS POR ESPALHAMENTO EM MEIO SÓLIDO. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Inocula%C3%A7%C3%A3o-De-Uma-Cultura/31343674.html

MLA

"RELATÓRIO SOBRE INOCULAÇÃO DE UMA CULTURA DE LEVEDURAS POR ESPALHAMENTO EM MEIO SÓLIDO" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Inocula%C3%A7%C3%A3o-De-Uma-Cultura/31343674.html>.

MLA 7

"RELATÓRIO SOBRE INOCULAÇÃO DE UMA CULTURA DE LEVEDURAS POR ESPALHAMENTO EM MEIO SÓLIDO." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Inocula%C3%A7%C3%A3o-De-Uma-Cultura/31343674.html>.

CHICAGO

"RELATÓRIO SOBRE INOCULAÇÃO DE UMA CULTURA DE LEVEDURAS POR ESPALHAMENTO EM MEIO SÓLIDO." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Inocula%C3%A7%C3%A3o-De-Uma-Cultura/31343674.html.