Relatório sobre inclusão

Páginas: 9 (2082 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Introdução

A palavra inclusão é usada nos dias de hoje na área da educação em virtude da escola possibilitar o acesso no ensino regular de crianças com necessidades especiais. Incluir significa compreender, abranger, conter em si, envolver, implicar, inserir, fazer parte, pertencer juntamente com outros. A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter noprivilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Na inclusão a inserção é total e incondicional, ou seja, as crianças com deficiência não precisam se preparar para ir à escola regular. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para acriança que é discriminada por qualquer outro motivo. Estudar na rede de ensino regular possibilita ao aluno com necessidades especiais acesso aos elementos necessários para construir uma relação de mundo que lhe permita transformar-se num adulto autônomo e participativo. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seuespaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

A escola inclusiva deve adaptar-se para que as crianças portadoras de necessidades especiais tenham suas particularidades atendidas adequadamente. A escola inclusiva deve apresentar as seguintes características: um bom projeto pedagógico; considerar que o processoeducativo deve ser entendido como um processo social em que todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm direito a escolarização a mais próxima possível do normal; ter como objetivo a ser alcançado a inserção da criança portadora de deficiência na sociedade; ser uma escola de vanguarda, que está à frente das demais; privilegia as relações sociais; trabalha emparceria com a comunidade e com os pais; flexibiliza o ambiente educacional para otimizar o processo de ensino aprendizagem; flexibilizar conteúdos não significa oferecer conteúdos exclusivos aos alunos com deficiência, mas buscar maneiras para tornar os assuntos compartilhados com a turma mais compreensíveis para quem precisa. A escola inclusiva valoriza e dá suporte ao professor e sua equipetécnica.

O profissional que irá atuar na escola inclusiva deve ser em primeiro lugar um bom professor: qualificado e competente. Não deve haver diferenciação na formação do professor para as classes do ensino regular, das classes especiais ou das escolas especiais, todos são educadores e devem ter uma formação comum e continuada, uma vez que o interesse deve ser a formação do ser humano. Háde ser um profissional voltado para as praticas sociais vigentes, dotado de uma consciência lúcida de sua realidade histórica e dos problemas dela emergentes. Também deve saber buscar o específico na totalidade do saber socializado; sua formação dar-se-á sempre no confronto da teoria com sua prática pedagógica e com a pesquisa daí decorrente. Somente dessa maneira poderá contribuir para adiminuição da segregação e da exclusão dos diferentes.

O envolvimento familiar no trabalho da instituição é de suma importância. O sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa. A tarefa de ensinar não compete somente à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. E ésó conhecendo e respeitando as várias experiências a que a criança está sujeita nos vários contextos em que se move é que podemos contribuir para um ensino integrado e significativo. Os pais ou responsáveis são mediadores e facilitadores dos processos pelos quais a criança passa. A construção de mundo e a compreensão do universo escolar e do sentido da aprendizagem serão facilitadas se houver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio inclusao
  • Projeto de Pesquisa sobre Inclusão
  • papper sobre inclusão
  • artigo sobre inclusão
  • Artigo sobre Inclusão Social
  • Discussão sobre a inclusão regular.
  • Reflexões sobre inclusão escolar
  • Trabalho sobre Inclusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!