Relatório sobre estágio na gestão escola

1 INTRODUÇÃO
Gestão Escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.Para isso é necessário que haja um bom planejamento de todas as atividades e uma constante pesquisa e aprimoramento, através de uma gestão democrática e com a participação de todos os segmentos da escola.
Os resultados positivos de uma escola só são realmente garantidos, através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela equipe diretiva e que envolva a todos: corpo administrativo,funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantenham relação direta ou indireta com a escola. Pois a escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informaçõespara todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente.

2 O ESTÁGIO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A OBSERVAÇÃO
A observação é um fator muito importante para que se possa fazer uma avaliação sobre o contexto da escola como gestão. A observação do contexto escolar nos permite possuir uma compreensão inicial doprocesso educativo.

2.1 A(s) Escola(s) - Campo de Estágio: Identificação dos gestores, Aspectos Históricos, Físicos e Administrativos
2.1.1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANALTO URUGUAI
O CMEI Planalto Uruguai está situada na Av. Alvina Fernandes Gameiro Lado ímpar S/N, Planalto Uruguai, zona leste de Teresina, faz parte da Rede Municipal de Ensino, ligada à SecretariaMunicipal de Educação e Cultura – SEMEC, pertencente ao município de Teresina. O CMEI Planalto Uruguai, foi fundada em 01/11/1996, com o curso de Educação Infantil e tem sido referência em qualidade de ensino dentro da comunidade.
Está localizado em área de fácil acesso à comunidade, tendo como proximidade um Posto Policial e um Posto de Saúde. Este CMEI é mantida e administrada pela redemunicipal de ensino. O CMEI na categoria de pequeno porte apresenta a seguinte estrutura física: tem 3690m de frente e 397 de lado, de área construída com 13 dependências sendo 5 salas de aula, com 6,90m cada, 1 sala de diretoria com 3,90m, 1 cozinha com 4,0m, 3 banheiros (sendo 2 infantis), 1 depósito de merenda, 1 brinquedoteca e 1 pátio coberto, estas dependências estão em bom estado deconservação, com instalações elétricas, hidráulicas e saneamento básico.
O CMEI Planalto Uruguai, como tantas outras da rede municipal de Teresina-PI, apresenta problemas como: descomprometimento dos pais em relação à escola, indisciplina por parte de alguns alunos, falta de motivação de alguns alunos, falta de integração efetiva de escola/comunidade. Ausência dos grandes brinquedos para subir,escalar, escorregar (aspectos lúdicos dos brinquedos e das brincadeiras: alunos sem aquisição de habilidades esperadas de um período para outro, falta de acompanhamento dos pais nas tarefas, apresentam dificuldades de natureza didáticas, importantes para o trabalho e que se reflete na qualidade de ensino, como também apresenta problemas em relação à estrutura física construída como sala de...
tracking img