Relatório sobre densidade dos corpos

Petrópolis, 28 de março de 2012.
Cefet-unidade Petrópolis
Aluno: Antonio José Pugliese
Laboratório de Física -mecânica
Professor: Rodrigo Nascimento
RELATÓRIO
(experiência sobre densidade dos corpos)
i) INTRODUÇÃO:Esse relatório foi constituído a partir de experiências feitas no laboratório de Física do Cefet- unidade Petrópolis, e tem como finalidade o cumprimento curricular do curso de Licenciatura emFísica e o aprimoramento do aluno. Além disso, visa destacar a importância do tema e a teoria envolvida.

ii) OBJETIVO:

Medir e pesar uma moeda de R$ 1 e uma esfera de aço utilizando-se deum paquímetro, um micrômetro e uma balança de precisão com a finalidade de, a partir do cálculo de seus volumes e massas, encontrar suas respectivas densidades.

iii) DESCRIÇÂO TEÓRICA:Densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau deconcentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega Rô ) e a unidade SI para a densidade é quilograma por metro cúbico (kg/m³). Pode ainda ser expressa em gramaspor centímetro cúbico (g/cm³), que no nosso caso se mostra mais adequada em razão das dimensões envolvidas serem destas grandezas.
A massa da esfera, assim como a da moeda sãoencontradas utilizando-se de uma balança de precisão de pratos e objetos cujas massas calibradas são comparadas com os objetos em questão, determinando assim as suas massas.
O volume da moeda, cuja forma écilíndrica, é calculado multiplicando-se a área da base da moeda vezes sua altura.
V= πhD²/4
O volume da esfera é calculado pela fórmula:
V= 1/6πD³

Descrição do...
tracking img