– SUPERDOTADOS – PORTADORES DE ALTAS HABILIDADES E TALENTOS
Atividade
O estudo revelou que a expressão “condutas típicas” se refere a uma variedade muito grande de comportamentos, sendo difícil o consenso em torno de uma única definição os alunos portadores de altas habilidades, comumente chamados de
“superdotados”. Em ambos os casos, o professor estará diante de um grupo heterogêneo de alunos, com comportamentos muito variados. Ele deve estar atento às manifestações dos seus alunos, principalmente em relação à possível falta de sincronia que pode haver entre o desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico desses alunos.

Quando o professor se depara com o laudo que comprove que algum aluno de sua turma apresenta condutas típicas ou altas habilidades é um motivo de preocupação, tanto no sentido pedagógico quanto no de integração com o grupo. O maior motivo da preocupação gira em torno da própria formação do professor para lidar e desenvolver um bom trabalho com seus alunos,seguida também pela inclusão do aluno em salas regulares, normalmente numerosas, o que dificulta o trabalho e as adaptações curriculares necessárias.
Seguindo o principio de que “todos tem direito a uma educação de qualidade”,(Declaração de Salamanca, 1994) ao incluir esses alunos, não podemos pensar somente no seu acesso ao ambiente escolar, mas também em como criar condições para que o desenvolvimento do aluno seja completo.
Para iniciar seu trabalho, o professor precisa inicialmente fazer um diagnóstico para fazer as adaptações curriculares, investigações criteriosas sobre o nível de aprendizagem ou comprometimentos que esses alunos possam ter, após o diagnóstico, fazer as adaptações, pois a maioria das condutas típicas se caracterizam por manifestações que afetam as relações interpessoais, porém não impede o aprendizado acadêmico. Cabe ao professor usar atitudes e dominar os recursos institucionais, atividades diferenciadas que possam estimular e contemplar o [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Relatório sobre alunos com altas habilidades. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Alunos-Com-Altas-Habilidades/339868.html

MLA

"Relatório sobre alunos com altas habilidades" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Alunos-Com-Altas-Habilidades/339868.html>.

MLA 7

"Relatório sobre alunos com altas habilidades." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Alunos-Com-Altas-Habilidades/339868.html>.

CHICAGO

"Relatório sobre alunos com altas habilidades." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Alunos-Com-Altas-Habilidades/339868.html.