Relatório segurança no laboratório químico

1 INTRODUÇÃO

Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas de conduta para assegurar aintegridade das pessoas, instalações e equipamentos. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais oudanos materiais (UNIBRASIL, 2012). Neste Relatório são apresentadas algumas informações básicas para evitar situações de perigo e algumas medidas a tomar aquando da ocorrência de acidentes.

1.1Objetivos

Este relatório tem por objetivo apresentar procedimentos de segurança que devem ser seguidos pelos usuários de laboratórios químicos a fim de se prevenir acidentes; além de apresentar algumasmedidas a serem tomadas em caso de emergências


2 REVISÃO DA LITERATURA

Conforme a ESAPL (2005) os acidentes em laboratórios resultam normalmente de uma atitude indiferente dos utilizadores, daausência de senso comum, da falha no cumprimento das instruções a seguir ou da pressa excessiva na obtenção de resultados. Os acidentes podem ser evitados, ou pelo menos terem as consequênciasminimizadas, desde que sejam tomadas as devidas precauções. Para isso é fundamental ter sempre presente que a segurança no trabalho depende da ação de todos e não apenas das pessoas encarregadasespecificamente em promovê-la.
Antes de qualquer trabalho laboratorial o usuário deve estar informado sobre os riscos dos produtos químicos e dos equipamentos a utilizar, bem como conhecer as precauções desegurança e os procedimentos de emergência a ter em caso de acidente, para se proteger dos possíveis riscos (ESAPL, 2005).


3 MÉTODOS

Conforme o guia de Segurança do Laboratório Químico(COSCIONE, et al., 2012) alguns itens são imprescindíveis para segurança no laboratório de química, sendo eles: segurança, armazenagem, materiais de vidros e conexões, realização de experimentos, resíduos e...