Relatório psicológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Caso


Índice

Identificação…………………………………………………………………………….3

Motivo da consulta……………………………………………………………………...3

Informação contextual…………………………………………………………………..3

Processo/ resultados da avaliação-...…………………………………………………….4
Processo/ procedimentos de avaliação…………………………………………..4
Testes aplicados…………………………………………………………………4
Observação docomportamento…………………………………………………5
Domínio cognitivo………………………………………………………………5
Domínio sócio-afectivo / personalidade / sintomatologia………………………5

Formulação do caso……………………………………………………………………..7

Conclusões/considerações………………………………………………………………8

Bibliografia……………………………………………………………………………...9

Anexos
1 – Identificação do sujeito
O sujeito A.S. tem 21 anos de idade, é solteira e do género feminino. Frequentaactualmente o ensino universitário, encontrando-se no segundo ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Reside em Coimbra, sendo, no entanto oriunda do concelho de Mangualde, local onde se encontra ainda toda a sua família.

2 – Motivo da avaliação
A avaliação deste sujeito surge no âmbito do plano de estudos dadisciplina de Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos, sendo o motivo inerente à sua realização meramente pedagógico, intuindo sobretudo a aprendizagem e contacto dos examinadores com diversos instrumentos de avaliação psicológica.
A selecção do sujeito resultou da reunião de algumas condições importantes para a operacionalização dos procedimentos necessários á avaliação,nomeadamente no que concerne à proximidade, disponibilidade, inexistência de qualquer tipo de diagnóstico psicopatológico. Deste modo, a nossa escolha recaiu sobre um indivíduo residente em Coimbra, que se mostrou totalmente disponível e até interessado na realização das tarefas que lhe foram propostas.

3 – Informação contextual
A.S. é a terceira de uma fratria de três filhos. Filha de Joaquim de53 anos e de Alzira de 55 anos que possuem o 4ºano de escolaridade. O pai é neste momento Gestor de stock e a mãe encontra-se desempregada. Os irmãos Joaquim de 31 anos e Carlos de 26 são ambos casados e têm filhos bebés. A.S estuda neste momento na Universidade de Coimbra mas visita a sua família em Mangualde com muita frequência, pelo que a incluímos no agregado familiar dos pais. Quandoquestionada sobre a sua relação com os pais, A.S diz que esta é normal, com algumas discussões mas mesmo assim bastante positiva e demonstra também ter uma relação de muita proximidade com os irmãos e com a família formada por estes. Quanto a outro género de relacionamentos como o que possui com o seu grupo de pares, A.S revela ser sociável e ter muitos amigos, considerando que mantém uma boa relação comos mesmos. Com os seus professores, neste caso seus superiores hierárquicos, diz manter uma relação de respeito mútuo.
A.S nunca foi consultada por um psicólogo ou psiquiatra, mas existe no seu historial de família pessoas com algumas perturbações, nomeadamente a sua madrinha que teve Anorexia Nervosa e foi acompanhada psicologicamente, tendo também em certa altura consumido drogas pesadas.Existiu também uma prima que sofreu de depressão e que por vezes ainda tem recaídas. As suas avós sofreram de cancro e também diabetes, a sua mãe tem uma insuficiência de cálcio e por isso são medicadas. Embora A.S seja saudável diz-nos que a sua família materna tem um grande historial de doenças pulmonares. Ainda a acrescentar um primo que foi toxicodependente e frequentou uma desintoxicação. Osúnicos problemas que A.S revela ter são náuseas e vómitos devido ao stress que por vezes sente.
Questionada sobre o período pré-natal A.S diz que o seu nascimento não foi desejado na medida em que não foi planeado. No entanto a mãe tem um parto natural não tendo tido alguma doença durante a gravidez.
O sujeito diz ter uma alimentação normal. Quanto aos hábitos de...
tracking img