Relatório - preparação de soluções de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, biftalato de potássio e carbonato de sódio

UNESP / FEB Bauru

Relatório de Química

Experimento 7 : Preparação de soluções de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, biftalato de potássio e carbonato de sódio
Turma : 2005 EM 12Bancada: 2

Data : 03/05/12

Introdução: Definimos solução quando em uma mistura somente uma fase está presente, uma misturaheterogênea não é considerada uma solução. As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: sólido, líquido, gasoso. O preparo de uma solução consiste na mistura de dois componentes, umchamado soluto e outro solvente, e em diversos casos o componente considerado solvente é o que está em excesso em relação aos outros. De forma usual, consideramos o solvente como o componente por meio doqual as partículas do soluto são preferencialmente dispersas. No estudo a seguir trabalharemos com dois tipos de solutos, sólido e líquido, e apenas solvente líquido.
Um fator importante é a mediçãoda concentração de uma solução, que pode ser representada por diversas formas. Temos como unidades de concentração a concentração molar (g/L), título (g/g ou L/L), molaridade (n/L), normalidade(e/L), entre outros. Definimos no uso da normalidade e como número de equivalência e medimos através da razão massa por equivalente grama, sendo este medido pela razão massa molar por módulo da carga doíon. A normalidade será a unidade de concentração utilizada no trabalho a seguir.

Materiais e reagentes
* Béquer (250 ml)
* Pipeta(10 ml) com êmbolo
* Balão volumétrico (100 e 250 ml)* Frasco âmbar
* Papel seda e absorvente
* Água destilada
* Colher
* Balança semi analítica
* Ácido clorídrico (37%)
* Bastão de vidro
* Hidróxido de sódio
*Carbonato de sódio
* Biftalato de potássio
* Funil

Procedimento Experimental
1. Preparar cuidadosamente 250 ml de solução de ácido clorídrico, na concentração 0,8 N. Massa Molar (g/mol)...
tracking img