Relatório oxido redução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As reações químicas que envolvem perda e ganho de elétrons, ou seja, oxidação e redução, são denominadas reações de óxido-redução.
Nesse fenômeno, ocorre a transferência de elétronsentre substâncias fazendo com que o número de oxidação (NOX) de uma substância aumente enquanto o NOX de outra substância diminui. Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquirequando participa de uma ligação.
Esse processo não deve ser confundido com as ligações iônicas (em que há transferência de elétrons de uma substância a outra) e sim como um processo de oxidação de umasubstância e a redução de outra. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofreredução é designada agente oxidante.
Algumas dessas reações são muito úteis para a indústria. O ferro, por exemplo, é extraído pela combinação do minério de ferro com o monóxido de carbono (CO), numalto-forno. Nessa reação, o minério perde oxigênio para formar o ferro (Fe) e o CO recebe oxigênio para formar o CO2 (dióxido de carbono). A ferrugem é um dos resultados de uma reação redox, na qual o ferrose oxida e forma o óxido de ferro (ferrugem), e o oxigênio do ar é reduzido.

EXPERIMENTO 1
MATERIAL
Esponja de aço
Balão de Látex
Frasco de vidro contendo Ácido Sulfúrico (H2SO4)PROCEDIMENTO
1. Imergir a esponja de aço no frasco de vidro contendo o ácido sulfúrico.
2. Usar a boca do balão de latex para fechar o frasco de vidro.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

A esponja de aço ébasicamente feita de ferro (Fe), com alguns outros elementos como carbono e outros metais, que estão presentes em menor quantidade. Então, ao imergir a esponja no ácido e cobrindo o frasco com o balãode látex, foi possível observar que a reação começou a liberar um gás que começou a encher o balão de látex.

〖H2〗^(+2) 〖SO4〗^(-2) + 〖Fe〗^0  〖H2〗^0 + 〖Fe〗^(+2) 〖SO4〗^(-2)
Observando a equação...
tracking img