Relatório - meios corrosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Num aspecto muito difundido e aceito universalmente pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, pela ação química,eletroquímica ou eletrolítica do meio, aliada ou não a erosão e/ou esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação entre o material e o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelomaterial, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso.
O processo corrosivo mais amplo traz desdobramentos tópicos, inscritos na agenda de setores específicos da produção. Sem que se aperceba ao longo da formação, o processo corrosivo acaba fazendo parte, direta ou indiretamente, do cotidiano diversificado: seja dos profissionais de obrasou construções civis, públicas ou privadas, nos reparos de prédios, pontes e viadutos; seja dos empresários na incidência corrente de "ferrugem" em embalagens industriais; seja dos engenheiros ou cientistas químicos nos socorros técnicos de emergência aos riscos de contaminações de produtos alimentícios, explosões de caldeiras, rompimentos de adutora de água, derramamento de petróleo provocado porfuros em oleodutos ou tanques de armazenamento, etc – todos eles passíveis de conseqüências trágicas, senão fatais, à população; seja do homem comum, nos inusitados colapsos em eletrodomésticos de uso mais difundido, como geladeiras, fogões e máquinas em geral e até nos detergentes domésticos de uso diversificado.
No entanto, alheio ao cenário mais amplo e complexo das relações de produção, deinvariável repercussão no ecossistema, o homem comum, no máximo chega ao nível da constatação dos fenômenos causadores da deterioração dos materiais. Aquilo que o perito, engenheiro ou químico, cientificamente designa de corrosão, comumente batiza de ferrugem, fenômeno entendido como um dos muitos outros processos fisiológicos,
próprios da natureza, a que estão sujeitos fatalmente quaisquermateriais e equipamentos de ferro, de cobre ou de alumínio (Mainier & Mata, 1995).
A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal ou liga está em contato com um eletrólito, onde acontecem, simultaneamente, as reações anódicas e catódicas. A transferência dos elétrons da região anódica para a catódica é feita por meio de um condutor
metálico, e uma difusão deanions e cátions na solução fecha o circuito elétrico. A intensidade do processo de corrosão é avaliada pelo número de cargas de íons que se descarregam no catodo ou, então, pelo número de elétrons que migram do anodo para o catodo (Gentil, 2003).
O fato de a corrosão ser, geralmente, uma reação de superfície faz supor que ela possa ser controlada pelas propriedades do produto de corrosão. O compostometálico formado pode agir como uma barreira entre o meio corrosivo e o metal, diminuindo, assim, a velocidade de corrosão do metal. Se o produto da corrosão for removido, a velocidade não deverá diminuir com o tempo. Esse caso ocorre quando se formam produtos de corrosão solúveis ou quando os produtos de corrosão são formados entre as áreas que sofreram e as que não sofreram a ação do meiocorrosivo.Todos os metais estão sujeitos ao ataque corrosivo, se o meio for suficientemente agressivo (Gentil, 2003).
O cobre e suas ligas têm excelente resistência à atmosfera, mesmo úmida ou poluída, bem como todo tipo de água, incluindo a salgada e salobra, ocorre devido à formação de uma película de óxidos de cobre que inibe ou impede o processo corrosivo.
Observa-se boa resistência do cobre aosmeios não oxidantes, sendo assim ele é facilmente atacado por ácidos oxidantes fortes, como o nítrico e o sulfúrico concentrado, pelo sais oxidantes (nitratos, bicromatos, sais férricos, etc.) e outros meios em que se observa a presença de oxigênio. O cobre ainda é atacado por enxofre, H2S e outros compostos sulfurosos, em presença de água ou umidade.(Telles, 2001).
O cobre e suas ligas também...
tracking img