Relatório limite de plasticidade e de liquidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2447 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Sumário
Conteúdo
1. Sumário 3
2. Introdução 4
3. Limites de Atterberg 5
4. Equipamentos Utilizados 6
5. Preparação da amostra 9
5.1. Teor de umidade utilizando a estufa 9
5.2. Limite de Liquidez (Arthur Casagrande) 10
5.3. Limite de Plasticidade 11
6. Resultados 12
7. Conclusões 15
8. Anexos 17
9. Bibliografia 19

2. Introdução

A idéia declassificar os solos vem da possibilidade de reduzir custos na previsão de seu comportamento. Se conseguirmos definir através de ensaios simples em que grupo se encontra um solo, basta sabermos o comportamento dos solos daquele grupo para termos uma boa noção do seu comportamento. Para uma boa classificação devemos levar em consideração a granulometria e a plasticidade.
Neste trabalho, será apresentado aexecução dos ensaios de limites de liquidez (LL) e Plasticidade (LP) e a determinação dos índices de plasticidade (IP) e de consistência (IC) utilizando uma amostra de solo de grãos finos. A obtenção dos limites de consistência (ou limites de Atterberg) do solo permite estimar, através da Carta de Plasticidade, suas propriedades, no tocante a permeabilidade, resistência ao cisalhamento,trabalhabilidade como material de construção, qualidade como fundação e compressibilidade.


3. Limites de Atterberg

Os limites baseiam-se no conceito de que em um solo de grão fino só podem existir quatro estados de consistência segundo sua umidade. Assim, um solo se encontra em estado sólido, quando está seco. Ao agregar-se água pouco a pouco ele vai passando sucessivamente aos estados desemi-sólido, plástico e finalmente líquido. Os conteúdos de umidade nos pontos de transição de um estado ao outro são denominados limites de Atterberg.

O Limite de Liquidez (LL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre o estado líquido e plástico do solo.
Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fechacerta ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande (conforme NBR 6459/84). Com os pares de valores (número de golpes, teor de umidade) constrói-se um gráfico relacionando teores de umidade, em escala aritmética (nas ordenadas) com o número de golpes em escala logarítmica (nas abscissas). O teor de umidade correspondente a 25 golpes, obtido por interpolação linear é o (LL).

O Limitede Plasticidade (LP) é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço; é a umidade de transição entre os estados plásticos e semi-sólidos do solo.
Em laboratório o LP é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro 100mm de comprimento apresenta-se fissuras. A média dos valores de umidade encontrados é o (LP).Os valores de umidade não devem diferir da média em mais de 5% (conforme NBR 7180/84).

Relacionados com estes limites, definem-se os seguintes índices:
INDICE DE PLASTICIDADE (IP)
IP=LL-LP
INDICE DE CONSISTÊNCIA (IC)
IC=LL-WIP , onde W é o teor de umidade da amostra.
4. Equipamentos Utilizados
Para os ensaios de determinação dos limites de Atterberg:
- 6 (seis) cápsulas inox, figura1;

Figura 1. Cápsulas utilizadas para determinação do teor de umidade.
- 1 (uma) balança de precisão 200g/0,1, figura 2;
- Aparelho estufa, figura 2.

Figura 2. Balança de precisão 200g/0,1 e estufa
- Cápsula de metal de aproximadamente 15 cm de diâmetro, figura 3;
- Espátula de metal, figura 3;
- Peneira #40 (0,425mm), figura 3;

Figura 3. Cápsula de metal, espátula e peneira # 40* Para o ensaio do limite de liquidez utilizando o aparelho de Casagrande todos os instrumentos fazem parte do kit ilustrado na figura 4:

Figura 4. Kit para o ensaio de limite de liquidez

- 3 (três) cápsulas numeradas, figura 1;
- Aparelho de Casagrande;
- Cinzel, figura 4;
- 1 (uma) colher, figura 4;
- 1 (uma) régua, figura 4;
- Água destilada, figura 4;
- 1(uma) espátula,...
tracking img