Relatório individual ap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Tema: “Relatório Individual do 1º Período”
Data: 24 de Novembro de 2010
Autora: Catarina Pereira Salvado
Nº.8, Curso de Ciências Socioeconómicas
Grupo: Nº -Saúde&Fitness
Disciplina de: Área de Projecto
Ano Lectivo: 2010/2011
Docente: José Carlos Paulino
Resumo: Este relatório irá desenvolver os seguintes conteúdos:

❖ Justificação da opção pessoal do tema
❖Identificação de saberes e competências adquiridas
❖ Reflexão critica
❖ Actividades realizadas
❖ Justificação das actividades realizadas
❖ Cumprimento de prazos.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12º ano foi-me proposta a elaboração de um Relatório Individual. Este relatório, tal como referi na apresentação terá de esclarecer alguns pontos importantes, do ponto de vistainteiramente pessoal, tal como a justificação da opção do tema, a identificação dos saberes e competências adquiridos, as actividades realizadas e justificação para a sua realização, o cumprimento ou não cumprimento de prazos e, por fim, uma reflexão critica de todo o trabalho desenvolvido, da disciplina, do grupo e das competências adquiridas.

Justificação pessoal da escolha do grupo e do tema
Aminha preocupação com esta disciplina começou nas férias de Verão. Questionava-me muitas vezes quem iria ser o meu grupo de trabalho e que tema é que iria desenvolver. Isto porque, desde o décimo ano, as minhas colegas de trabalho eram a Beatriz e a Inês e, por vezes, o Nuno. No entanto, estes dois últimos mudaram de turma e, por isso, não sabia com quem iria trabalhar nesta disciplina. Ainda paramais, este é um grupo que terá de se manter até ao final do ano, ou seja, tem de haver uma certa harmonia, respeito e compreensão entre os membros.
Mal as aulas começaram, comecei a dar-me muito bem, ainda mais do que anteriormente, com a Olena e com a Raquel. Entretanto, a Olivia chegou à escola e nós tentamos que ela se adaptasse e fizesse amigos e, rapidamente, ficámos todas amigas. Por estemotivo, em área de projecto decidimos ficar juntas num grupo, pois apesar de termos feitios muito diferentes (e isso irá decerto ser uma mais valia) sabemos que poderemos contar sempre umas com as outras e que não irá haver “guerras” entre nós. Estamos todas “à vontade” no grupo, mas também existe muito respeito.

A primeira (de muitas) tarefas estava ultrapassada – escolher o grupo. O passoseguinte seria escolher o tema. É uma tarefa bem mais difícil do que parece. O tema tinha de se adaptar a cinco pessoas. Queríamos algo diferente, inovador, mas, ao mesmo tempo, um tema actual, que todas gostássemos, que todas nos sentíssemos bem a desenvolve-lo. Pessoalmente, pretendia criar ou desenvolver alguma coisa que não fosse vista como uma obrigação ou como uma “chatice”, mas sim algo quefosse divertido e motivador, e, ao mesmo tempo, uma fonte de benefícios, tanto para mim, como para o grupo, como para outros (o público-alvo).
Foram muitas as opções para o nosso tema. A nossa professora de economia dos dois anos anteriores (10º e 11º), insistia bastante que a simulação da criação de uma empresa seria algo muito proveitoso e muito útil a realizar em Área de Projecto. A mim, essetema nunca me persuadiu, pois não tenho por objectivo seguir economia ou gestão e achava que seria um tema aborrecido. Felizmente, as minhas colegas pensaram da mesma maneira.
Primeiro, comecei por dizer que seria interessante desenvolver um projecto em que conseguíssemos tirar proveito do multiculturalismo do nosso grupo. Isto porque eu a Raquel e a Beatriz somos portuguesas, a Olena éucraniana e a Olivia é neozelandesa. Porém, não conseguimos idear nada que nesse âmbito que preenchesse os nossos requisitos, e penso que elas também não gostaram muito da ideia. A Beatriz pensou que seria bom desenvolvermos algo relacionado com apoios sociais ou caridade, contudo, achámos que era um tema muito vulgar e aqui na zona não tínhamos muito mais para explorar. Considerámos também em...
tracking img