Relatório gepuc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Educação Ambiental no Processo de Gestão Participativa dos Gestores das Unidades de Conservação (APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Estação Ecológica do Caiuá e Parque Estadual de Amaporã), região Norte do Corredor Caiuá Ilha Grande.

RELATÓRIO FINAL

São Pedro do Paraná 2008

Equipe : Coordenação: Kellyton Cristian de Almeida; Grupo de Trabalho “Os Arenitos”Estação Ecológica do Caiuá (Ana Maria Domingos Amancio; Valdir Leite da Silva; Sergio Domingos de Oliveira; Kellyton Cristian de Almeida). Grupo de Trabalho “Ipê Roxo” Parque Estadual de Amaporã (José Nelson Campanha; Denise C. F. da Silva; José Ferreira dos Santos; Odair José da Costa; Roberto Barbosa). Grupo de Trabalho “Harpia” APA Federal das Ilhas e Várzeas do rio Paraná (Cornelia Cristina Nagel;Silvio Rogério Milaré de Souza; Kauê Cachuba de Abreu; Plínio de Sá Moreira; Flavio Raphael Matos) Cronograma das Atividades desenvolvidas: - 05 e 06 de Julho de 2008 – Reunião sobre Educação Ambiental no Processo de Gestão Participativa em Unidades de Conservação Estação Ecológica do Caiuá/VOU/ISCAP/CJ ARENITO CAIUA/SALA VERDE - 18 de Julho de 2008 – Roda de Conversa APA Federal das Ilhas e Várzeasdo rio Paraná (Grupo I – Porto Rico) - 22 de Agosto de 2008 – Roda de Conversa APA Federal das Ilhas e Várzeas do rio Paraná (Grupo II – Porto Figueira/Alto Paraíso) - 04 de Setembro de 2008 – Roda de Conversa Projeto de Restauração de APP em Sistema de Agrossilvicultura PRASA (APA Federal das Ilhas e Várzeas do rio Paraná) - 06 de Setembro de 2008 – Reunião Capacitação Equipe Técnica PARES deAmaporã - 10 e 11 de Outubro de 2008 – I Módulo da Oficina de Capacitação em Gestão Participativa da Estação Ecológica do Caiuá (Grupo Os Arenitos) - 24 e 25 de Outubro – II Módulo da Oficina de Capacitação em Gestão Participativa da Estação Ecológica do Caiuá (Grupo Os Arenitos) - 28 de Outubro de 2008 – Oficina de Introdução à Gestão Participativa do PRASA (APA Federal das Ilhas e Várzeas do rioParaná) - 12 e 13 de Novembro – I Oficina de Capacitação em Gestão Participativa da APA Federal das Ilhas e Várzeas do rio Paraná (Grupo Harpia) - 29 e 30 de Novembro - I Oficina de Capacitação e Formação do Conselho Gestor Consultivo do Parque Estadual de Amaporã (Grupo Ipê Roxo) - 3 e 4 de Dezembro - II Oficina de Capacitação em Gestão Participativa da APA Federal das Ilhas e Várzeas do rioParaná (Grupo Harpia) - 16 de Dezembro – II Oficina de Capacitação e Formação do Conselho Gestor Consultivo do Parque Estadual de Amaporã (Grupo Ipê Roxo) Introdução e Justificativa Baseados nos fundamentos dos trabalhos sobre gestão ambiental pública, educação ambiental crítica, transformadora, emancipatória e gestão participativa em Unidades de Conservação dos Professores José Silva Quintas e CarlosFrederico Loureiro entre outros é que construímos este relatório, portanto neles que estruturamos nossas citações.

Historicamente, os seres humanos estabelecem relações sociais e por meio delas atribuem significados à natureza (econômico, estético, sagrado, lúdico, econômico-estético, etc.). Agindo sobre o meio físico-natural instituem práticas e alterando suas propriedades garantem areprodução social de sua existência. Estas relações (dos seres humanos entre si e com o meio físiconatural) ocorrem nas diferentes esferas da vida societária (econômica, política, religiosa, jurídica, afetiva, étnica, etc.) e assumem características específicas decorrentes do contexto social e histórico onde acontecem. Portanto, são as relações sociais que explicam as múltiplas e diversificadas práticas deapropriação e uso dos recursos ambientais (inclusive a atribuição deste significado eminentemente econômico). (Quintas, 2002b). No Brasil, em virtude do estabelecido na Constituição Federal, cabe ao Poder Público ordenar estas práticas promovendo o que se denomina neste trabalho, de gestão ambiental pública. Gestão ambiental pública, aqui entendida como processo de mediação de interesses e...
tracking img