Relatório final observação dos processos diversos de gestão no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO FINAL OBSERVAÇÃO DOS PROCESSOS DIVERSOS DE GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Relatório de observação realizado na Educação Infantil e Ensino Fundamental das Séries Iniciais para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I do 4º Período do curso de Pedagogia.

Este relatório tem por finalidade fazer um estudo de observação na gestão de dois contextos escolares, sendoestes numa Escola de Educação Infantil e outro numa Escola de Ensino Fundamental das Séries Iniciais.
Tendo como objetivo observar e coletar informações sobre a função do Pedagogo e do Diretor no ambiente escolar levando os acadêmicos a uma maior integração do conhecimento do processo da educação e da gestão escolar, dando-lhes condições de olhar, refletir e registrar a compreensão das relações quese dá em todo o ambiente escolar.
Sabe-se que para ter qualidade de ensino é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos. O trabalho em equipe contribui para a melhoria da gestão escolar, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola: pais, alunos, professores e funcionáriossão colaboradores, contribuindo para o melhor funcionamento do processo de gestão. Isto se caracteriza como Gestão Democrática.
E para que a Gestão seja Democrática, é importante que o gestor e sua equipe procurem firmar parcerias com diferentes segmentos, pois eles serão fundamentais para alcançar seus objetivos, melhorando o atendimento à população. Sendo assim, é bom que o gestor tenha emmente que tentar solucionar ou decidir tudo sozinho é sempre um grande risco. A possibilidade de erro tende a ser maior do que quando se dispõe a ouvir os demais colaboradores e distribuir tarefas e responsabilidades.
Então, cabe ao diretor a função de organizar toda a escolar, orientando pedagogos, alunos e demais funcionários, é necessário também que assuma a responsabilidade de criar meios, paraque a escola funcione, a partir do trabalho coletivo, garantindo o bom funcionamento.
Portanto, o diretor assumindo seu papel democrático, ao pedagogo cabe a função de orientar, estimular e explicar conteúdos diversos. Planejando de maneira que sejam garantidas novas formas e oportunidades de aprendizagem. Planejando e executando suas aulas, a partir das normatizações máximas que regem a escola:Projeto Político-Pedagógico, plano de Curso da Escola, Planos de estudos, Bases curriculares, etc.

2- EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 OBSERVAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Ao observarmos a Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, situada na cidade de São Domingos-SC, Rua Brasil, Centro, tivemos o conhecimento que os alunos que ali freqüentam, pertencem a todos os níveis sociais. Na maioria das famílias,seus membros possuem emprego fixo e moram na cidade e somente 14% das crianças vem da zona rural, onde os mesmos são filhos de agricultores. Percebeu-se também que todas as crianças que ali freqüentam dependem do transporte escolar municipal para chegar à escola. No transporte escolar sempre tem um professor para auxiliar os alunos para que o caminho de casa a escola seja seguro. Sua chegada àescola é agradável, pois tem sempre um professor recepcionando-os. Observamos também que tanto a recreação como a hora do lanche sempre é orientada por professores, direção da escola e merendeiras. Verificou-se também que como as demais instituições de ensino, a escola obedece às normas legais no País em todos os aspectos estruturais e pedagógicos.
A faixa etária dos alunos é de 4 a 6 anos, sendodistribuídos em turmas de PRÉ II e PRÉ III, abrangendo alunos do ensino regular e especial.
A escola baseia-se em realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, cantos, teatros, danças, recreação e possui parque infantil oferecendo mais laser às crianças.
Constatou-se que para que esta escola seja uma escola de qualidade, os professores, direção da escola,...
tracking img