Relatório final estágio - pedagogia gestão

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
















ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL




















Chapadão do Sul
2013
























ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar








Relatório de Estágioapresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Simome Regina Batigliana Tofoli
Tutor de sala: Vera Lucia de Brito







Chapadõ do Sul2013





sumário



1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 04
2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 06
3.3 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas 06CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11
MOSTRA DE ESTÁGIO
REFERÊNCIAS 14



1 INTRODUÇÃO



O estágio em questão foi realizado na gestão da Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha em Chapadão do Céu Goiás, estive ao lado dos coordenadores, diretora, conselho escolar, grêmio estudantil, onde acompanhei arotina de cada um deles, suas funções, apoio aos professores, aos alunos em sala, pais de alunos, nos conteúdos á serem abordados aos educandos seguindo a grade curricular de ensino de forma que auxiliem os alunos em sua aprendizagem dentro do social. A coordenação pedagógica observa, analisa, orienta, busca meios e formas para facilitar o trabalho do professor em sala no desenvolvimento dos alunos,mediando assim alunos, professores, pais de alunos, instituição de ensino. Com o Estágio de Observação e Intervenção pude conhecer, momentos de reflexão sobre a práxis educativa, as ações realizadas pelo Pedagogo no contexto da Gestão, docência e pesquisa em Espaços Educativos ligados a Educação Formal e Não-Formal. A Gestão escolar requer planejamento da instituição, refletindo sempre sobre adinâmica do trabalho a ser desenvolvido, na tomada de decisões da organização e funcionamento da Instituição num todo, a modo de perceber cada problema no contexto social seja no geral da instituição e individual dos educandos. A instituição observada é muito bem organizada, as tarefas bem divididas, de forma que todos trabalhem no mesmo sentido, trablaho em grupo , onde escola, familia lutam praseguir na mesma linha de pensamento tendo assim maior rendimento aos principais interessados: os educandos. O Estágio curricular obrigatório em gestão nos leva a refletir sobre nossa formação, em nossas ações futuras, que dependem de nossa formação acadêmica que deve ser pautada por um processo de ação-reflexão entre teoria e prática. Nossa prática educativa tem que ser bem fundamentada em questõesrelevantes para a formação crítica e construtiva de outros seres humanos. Sendo de suma importância para o futuro pedagogo pois se pode entender na prática oque aprendemos na teoria de associando assim e confirmando oque foi visto.









2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO






2.1 Aspectos Organizativos do Estágio





▪ Carta Apresentação – 4h▪ Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo – 20h


▪ Análise da realidade escolar – 20h


▪ Atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo – 16h


▪ Atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo (questão prática) – 8h


▪ Planejamento e realização da mostra de estágio a ser...
tracking img