Relatório final de estágio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de pratica de ensino - Centro Pedagógico Trabalho na Disciplina do Semestre 2008/2.

ADELINY SOUZA HELMES ANDRESSA ZANOTTI PANCIERI GERALDO SIMÃO FILHO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Vitória 2008

Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de pratica de ensino - Centro Pedagógico Trabalho na Disciplina do Semestre2008/2. ADELINY SOUZA HELMES ANDRESSA ZANOTTI PANCIERI GERALDO SIMÃO FILHO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Trabalho apresentado à Disciplina de pratica do ensino da Arte para o ens. médio do Departamento de pratica de ensino, do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para obtenção de nota parcial e aprovação no Semestre 2008/2. Orientador:Prof.ª Dout. Gerda Margit Schütz Foerste.

Vitória 2008

Universidade Federal do Esp. Santo – UFES -Centro pedagógico Departamento de Prática de Ensino – Ensino Médio (Artes) Professora: Gerda M. S. Fortes.

Relatório final de estágio na escola escolhida.

Relação dos alunos participantes do estágio: Profª Adeliny Souza Helmes; Prof.ª Andressa Cristina Zanotti Pancieri; Prof° Geraldo SimãoFilho ;

Período de vigência: início do mês de setembro até o início do mês de novembro/2008 em um total de 10 aulas.

Nomes da escola em que o estágio foi realizado: E.E.E.F.M. “São João Batista” (Pública Estadual) O caso específico deste estágio foi realizado no turno vespertino com a turma do 2 ° ano do ensino médio (turma 6).

Descrição da escola em que o professor Geraldo Simão filhotrabalha: Escola: Escola Estadual de Ens. Fundamental e Médio “São João Batista” Localização: Rodovia Jose Sette, s/n – Cariacica Sede – Bairro: São João Batista. Turno: Vespertino – Horário; 13: 00 às 18: 10 h. As aulas têm 1 hora de duração, distribuídas em cinco aulas. São três aulas antes do recreio (que dura 20 minutos) e duas aulas depois. A turma observada foi de 2° ano do ensino médio 6 (de16 a 20 anos, contando os defasados) Esses alunos são, em sua maioria, moradores do próprio bairro e de regiões próximas de bairros adjacentes: Prolar I e II, Antonio Ferreira Borges, Limão, Sabão, Pedra do Urubu, Sede. Há uma montante considerável de alunos que dependem de transporte escolar, pois moram em regiões mais distantes, as chamadas zonas rurais do município de Cariacica: Roda D’àgua eCachoeirinha, por exemplo; Os alunos, em sua maioria, são carentes e não dispõe de recursos financeiros para um maior investimento em seus estudos, como, por exemplo, a compra de materiais de arte, se lhes fossem solicitados. Obs.: São informações passadas pelo Professor que já atua nesta escola há três anos.

Observações sobre a Escola apontadas: A Escola funciona em três prédios separadosdentro do espaço do terreno. São 23 turmas funcionando ao mesmo tempo em um único turno, da 5ª série ao 2° ano do ensino médio. Totalizam aproximadamente 700 alunos, em média, que freqüentam o turno vespertino. A Escola possuiu uma biblioteca, mas não há um bibliotecário que faça o espaço funcionar visando o atendimento dos alunos. Quando abre é um funcionário da secretaria que faz esse serviço. Só háduas coordenadoras para cuidar de tudo isso. Não há auxílio de pedagogo. Segundo informação colhida do Professor e confirmada com as coordenadoras da Escola, há constantes invasões de pessoas que não são alunos, são moradores, sem ocupação e geralmente jovens, das periferias do entorno que visam depredar de alguma forma o patrimônio da escola (vandalismo) ou mesmo agredirem alunos que pertencem a“galeras” de comunidades rivais. Não há um espaço de Arte, em separado, para o professor trabalhar. O professor vai de sala em sala, na troca de horários. Não há materiais diversos e disponíveis para uso dos alunos na matéria de Arte fornecidos pela Escola, tais como: cola tesoura, tintas, pincéis, lápis-de-cor, hidrocor, réguas. Isso tudo tem que ser trazido pelo aluno, mas, segundo o Professor...
tracking img