Relatório final de estágio na habitação - serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: LIDUINA PAULA FÉLIX
Endereço: Rua Dom Pedro II , 658 – Cruzeiro – Camocim – Ceará
Telefone: (88) 8825- 3207 E-mail: paula88ce@hotmail.com
Nível de Estágio: III
Local de Estágio: Secretaria Municipal de Desenvolvimento social e cidadania- Setor de Habitação
Nome da Supervisora Acadêmica: Ricardina Oliveira Parente Silva
Nome daSupervisora de Campo: Fátima Lêda Barros Almada
Carga Horária: 70 h Início: 08/09/2010 Término: 08/11/2010























I – INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória onde o aluno é inserido no campo de estágio com o objetivo de ser capacitado para o exercício da futura profissão.É o espaço onde iremos aplicar e desenvolver nossos conhecimentos teóricos adquiridos, ou seja, correlacionar a teoria com a prática, colaborando com a unidade concedente de estágio. Diante disso nos tornaremos mais preparados para atuar em diferentes campos e trabalhar a complexidade da realidade em seu dia a dia.
O presente trabalho é uma exigência do Curso de Serviço Social daAnhanguera - UNIDERP Interativa e vem finalizar as atividades de Estágio Supervisionado – Nível III. Momento oportuno para darmos continuidade à aproximação com a realidade concreta iniciada nos Estágios Supervisionado I, II e III. Sendo assim nos torna capazes de identificar as demandas dos usuários , bem como as possibilidades profissionais, por meio das experiências práticas, como afirma Buriolla,2006.
O estágio é concebido com um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer concreto do Serviço Social, onde um leque de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário, tendo em vista a sua formação. (BURIOLLA, 2006, p.13)


Durante o Estágio foram realizadas supervisões acadêmicas de formasistematizadas com a professora Ricardina Oliveira Parente Silva e com a supervisora de campo, Giovanna Trévia Cavalcante.
No campo de estágio, diversas atividades foram realizadas, sempre orientadas pela supervisora de campo, a Assistente Social Fátima, e registradas no Diário de Campo, para que eu criasse o hábito de observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre osacontecimentos no dia de estágio. E desse modo garantir maior sistematização e detalhamento possível de todas as situações ocorridas.
Dessa forma buscamos alcançar os nossos objetivos, enquanto estagiário, firmar um olhar crítico/propositivo em relação às questões vividas pela comunidade do Residencial Dona Alaíde Gomes.
Nessa etapa, consistiu em conhecer a ferramenta de controle paraexecução do nosso projeto de intervenção a fim de alcançar objetivos específicos contribuindo para solução de problemas, transformando idéias em ações.
O Estágio Supervisionado III me deu a oportunidade de iniciar o meu exercício profissional a partir do diagnóstico da realidade social e da elaboração do projeto Habitação Saudável e Sustentável.
Contudo, a execução do projetoteve como principal objetivo transformar a realidade das famílias do Residencial Dona Alaíde Gomes que encontram- se em situação de vulnerabilidade social, tendo como finalidade, minimizar a questão do desemprego, por meio da ampliação dos conhecimentos, buscando uma qualidade de vida entre família e comunidade.
A execução do projeto consistiu num trabalho planejado e organizado para seobter um monitoramento de todas as atividades e assim alcançar os impactos esperados.








































II – A ORGANIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania foi criada em 22 de Dezembro de 1995, é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de serviços continuados e de proteção social...
tracking img