Relatório física experimental

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares, utilizado quanto à medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro ou outro instrumento de menor precisão. Pode ser fabricado com resolução entre 0.01 mm e 0.001mm.
Através deste trabalho, será mostrada a importância e forma de utilização deste fantástico instrumento, além de outras coisas nãomenos importantes, e também dados experimentais obtidos a partir de um micrômetro de precisão de 0.01mm e um questionário sobre a prática realizada com o micrômetro.
Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou um instrumento que permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Devido o nome do seu inventor, o micrômetro também é conhecido por Palmer.
Devido sua grandeprecisão, é usado como instrumento de medição principalmente na construção civil; na indústria, para fabricação de peças mecânicas e em laboratórios.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2.1- OBJETIVOS
Conhecer o as utilidades micrômetro, a forma de como utilizá-lo em medições, e familiarizar-se com seu uso.

2.2 – MATERIAIS
* Micrômetro
* Esfera
* Tarugo
* Fios
* Lâminas
* Papel2.3 – FUNDAMENTOS
O micrômetro é um instrumento de grande precisão que consta basicamente de um parafuso micrométrico capaz de se mover ao longo do próprio eixo graduado em milímetros, dando assim, uma grande precisão ao instrumento.
Devido sua precisão, geralmente entre 0.01 e 0.001, é usado para medir objetos muito pequenos que aparelhos convencionais como a régua e o paquímetro não conseguemmedir com tanta precisão como: trabalhos na construção civil, para medidas precisas dos revestimentos utilizados; na indústria, para confecção de peças mecânicas; em trabalhos precisos de laboratórios, etc.

2.4 – PARTES DO MICRÔMETRO:

Descrição das principais partes:
* Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetorantitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.
* Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
* Parafuso micrométrico: é construído de aço de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatidão no passo da rosca.
* Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamenteplanos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste.
* Bainha: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
* Tambor: é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.
* Porca de ajuste: Quando necessário, permite o ajuste da folga do parafusomicrométrico.
* Catraca: assegura a pressão de medição constante.
* Trava: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.
2.5 - PRECISÃO DO MICRÔMETRO:
O deslocamento da escala retilínea uniforme da bainha, utilizada para a medida dos milímetros, corresponde à rotação do tambor, que ao dar uma volta completa (360º), causa um avanço igual à rotação do eixo do parafuso micrométrico.As frações de uma volta são medidas na escala circular gravada no tambor, para a qual, a linha central da bainha serve de índice. Portanto, cada volta completa do tambor corresponde ao deslocamento "p" de um passo no parafuso micrométrico e sabendo que a escala circular possui "n" divisões, calculamos a precisão da seguinte forma:
S= (1/n) × p
Onde:
S= Precisão; n= Número de divisões da escalacircular; p= Passo do parafuso micrométrico.
Um caso típico é o micrômetro com passo se 0,5 mm e escala circular com 50 divisões, logo a precisão nesse caso é de:
Precisão: 1/50 × 0.5mm= 0.01mm
2.6 – TÉCNICAS DE MEDIÇÃO:
O princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório física experimental
  • Relatorio fisica experimental 09
  • Relatório de física experimental: paquímetro
  • Relatório Fisica experimental Calorimetria
  • relatorio experimental de fisica
  • Relatório de Física Experimental
  • Relatorio Fisica Experimental
  • Relatório física experimental i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!