Relatório física - cordas vibrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cordas Vibrantes
Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica
Resumo: Ao realizar tal experimento queremos estudar o comportamento das ondas estacionárias em uma corda,observar também o fenômeno de ressonância e a dependência da frequência de vibração da corda com o número de ventres.
Palavras-chave: Ondas estacionárias, fenômeno de ressonância, frequência, ventre.I. Introdução
Ondas mecânicas necessitam de um meio para se propagarem. As partículas do meio sofrem deslocamentos diferentes de acordo com a natureza da onda. As ondas geradas pela corda são ondasmecânicas, além de transversais pelo fato de sua propagação ocorrer de maneira perpendicular ao seu deslocamento. Segunda o princípio de superposição de ondas, quando duas ondas se propagam em ummesmo meio, uma não interfere na propagação da outra, mais seu deslocamento se somam e formam uma nova onda.
Quando ondas idênticas sofrem superposição e se propagam em sentido oposto no mesmo meio,formam-se assim ondas estacionárias. Em nossa experiência quando excitamos com uma fonte externa e igualar a freqüência natural do oscilador com a freqüência do agente externo produziu um efeito deressonância.
Quanto mais variar a freqüência para o mesmo comprimento de corda e mesma tensão, encontraremos vários números de ventres fundamentais para a obtenção das ondas estacionárias, nossoobjeto de estudo.
II. Experimento
Neste experimento foi utilizado como material um fio de nylon, sendo aplicado três tipos de cordas, grossa, média e fina, de polimina com espessura respectivamente de1mm, 0,7mm e 0,5mm; um alto-falante; um peso; trena; e frequencímetro. Após organizar todo o material foi realizada a medição da corda, o controle da frequência do gerador para que fosse possível avisualização das ondas estacionárias, possibilitando obter a velocidade em cada harmônico. A figura abaixo ilustra este experimento:

Fig. 1. Cenário utilizado no experimento.
III. Resultados...
tracking img