Relatório extração de dna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS - DQE
CURSO: FARMÁCIA
P01

Extração de DNA
da cebola
Relatório apresentado a professora, ministrante da disciplinaprática de Bioquímica, para fins avaliativos do primeiro Semestre Letivo de 2011.

Maicon Vinícius Araújo Santos Silva

Jequié-BA
agosto/2011

Sumário
Introdução 4
Objetivo 5
Materiais ereagentes 6
Procedimento 7
Resultados e Discussão 8
Conclusão 9
Referências 10

Introdução
Todo ser vido consiste de células nas quais está presente O ácido desoxirribonucleico (ADN, emportuguês: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamentode todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar ainformação genética são denominados genes. O restante da seqüência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.Do ponto de vista químico, o ADN é umlongo polímero de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cujo cerne é formado por moléculas de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster. Ligada à molécula de açúcar estáuma de quatro bases nitrogenadas e é a seqüência dessas bases ao longo da molécula de ADN que carrega a informação genética. A leitura destas seqüências é feita através do código genético, o qualespecifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas.
A extração de ácidos nucléicos (DNA e/ou RNA) geralmente é a primeira de várias etapas para o estudo da biologia molecular de qualquerorganismo.
Com exceção dos ácidos nucléicos derivados in vitro, a primeira etapa envolve a ruptura ou lise das células; a segunda etapa consiste na desnaturação ou inativação de proteínas, tais como as...
tracking img