Relatório estagio supervisionado series iniciais do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente relatório se refere às atividades propostas e realizadas no Estágio Supervisionado 4 e está estruturado da seguinte maneira: 1.Introdução; 2. Atividades realizadas (2.1 Avaliação do desempenho da turma; 2.2. Cooperação com o professor dirigente da turma; 2.3 Participação – ministrar da aula); 3. Conclusão.
Realizei o Estágio na Escola Municipal Jacintho Luiz Caetano queestá localizada na zona rural do município de Maricá, possui 3 salas de aula, uma sala de recursos, 1 amplo refeitório, banheiros, secretaria, cozinha e amplo pátio gramado. A escola funciona em dois turnos, manhã e tarde, atendendo a 66 alunos de 4 a 13 anos, da educação infantil ao 4º ano do ensino fundamental. Há reuniões de pais bimestrais, mas poucos pais comparecem. A reunião deplanejamento é semanal e os conselhos de classe bimestral. A escola conta com 5 professoras, todas graduadas e concursadas, e no total são 17 funcionários. A comunidade no entorno da unidade escolar é caracterizada como população de baixa renda, com pouca escolaridade e a força de trabalho concentra-se primordialmente na agricultura e pecuária. Por ser uma região de difícil acesso, a prefeitura disponibilizaum ônibus para os alunos e funcionários. A escola passou por uma reforma recente e encontra-se em bom estado no que diz respeito a instalações, mas ainda não está adaptada para educandos com necessidades especiais.
Numa visão crítica e transformadora a escola busca maior participação ativa e reflexiva da comunidade para que a escola esteja sempre a frente de tudo que ocorre no Brasil e nomundo. O Projeto Político Pedagógico da escola tem como tema “Educar para transformar a escola em que eu acredito” e surgiu do diálogo entre diversos segmentos da comunidade escolar. A escola tem como objetivo geral desenvolver aspectos biopsicossociais que despertem no educando habilidades para pensar, criar e recriar, proporcionando à criança meios de enfrentar situações novas, usar conhecimentos quejá possuem e obter novos conhecimentos. Além disso, a escola visa proporcionar certa independência à criança permitindo assim sua melhor integração no grupo e na comunidade possibilitando o desenvolvimento motor, social e intelectual dos alunos.
O currículo da escola compreende o conjunto de experiências vivenciadas, numa dinâmica participativa e questionadora, objetivando promover aaprendizagem significativa numa pedagogia democrática e solidária, construída por pessoas comprometidas com a transformação de suas próprias histórias, procurando novas formas de se relacionar com o mundo para humaniza-lo. A unidade escolar elaborou seu currículo e conteúdos de acordo com as necessidades cognitivas dos educandos rurais e suas reais necessidades, a partir das diretrizes educacionaisestabelecidas e a legislação em vigor, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação. No processo contínuo da avaliação busca-se harmonizar os Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, a Lei nº 9394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e o PPP da Unidade Escolar, para alcançar o desenvolvimento do aluno e sua atuação numa visão dialógica, prospectiva, respeitando ocaminhar de cada um. Nas avaliações biestrais é utilizada escala de 0 a 100 pontos para registrar o desempenho do aluno estabelecido pelo Regimento do município de Maricá. Os alunos que demonstram dificuldades na aquisição de conhecimentos e valores teem atividades de recuperação paralela, trabalhos diversificados e atendimento individual, enfim, estratégias que viabilizem o desempenho de todos.
Oestágio tem como finalidade do proporcionar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Trata-se inicialmente do conhecimento e observação do ambiente escolar, o qual geralmente é o primeiro contato do futuro educador oportunizando a construção de aprendizado e aplicando-o na prática da docência. Nos próximos tópicos abordo as experiências na realização do estágio.
2. Atividades...
tracking img