SIRLEI JOANA CANSSI VOGT
(PED 5531)
RELATÓRIO DE ESTÁGIO V
Relatório de Estágio IV Curso de PEDAGOGIA do Centro Universitário Leonardo da Vinci, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, junto ao(à) Supervisora e Orientadora PedagógicaZulmira Grolli Cereza.
Professor Tutor Externo: Marilise Maria Giacomini Rocha
TENENTE PORTELA
29/04/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3 ROTEIRO E RESPOSTAS DA(S) ENTREVISTA(S) 7
4 ANÁLISE DA(S) ENTREVISTA(S) EM RELAÇÃO AO PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO DAESCOLA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......10
5 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E ROTINA DO DIRETOR OU
DEMAIS GESTORES DA ESCOLA 12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7 REFERÊNCIAS 16
ANEXOS 17
1 INTRODUÇÃO
O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivênciahumana, o respeito à diversidade que a constitui.
A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências.
É no dia-a-dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais têm acesso a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizadosde forma a efetivar a aprendizagem. Para que este objetivo seja alcançado, a escola precisa ser organizada de forma a garantir que cada ação pedagógica resulte em uma contribuição para o processo de aprendizagem de cada aluno.
O presente estágio tem como objetivo levar adiante a importância do papel do Orientador Educacional na comunidade escolar, dando oportunidade para que todos sejambeneficiados com um trabalho que é de extrema necessidade nos dias atuais.
Realizamos o estágio na escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo do Município de Vista Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul, com a Supervisora e Orientadora Educacional Zulmira Grolli Cereza. Realizamos o estágio de Orientação e Supervisão Escolar por meio de uma entrevista oral e escrita onde a profissionalnos colocou o seu trabalho do dia a dia com relação a estrutura da escola, da parte física corpo docente e dicente.
Percebemos que a orientadora possui um relacionamento democrático com a comunidade escolar, o que consideramos importante para que os alunos tenham um aprendizado mais completo os professores maior liberdade para trabalhar e colocar em prática os seus projetos também os paiscom acesso livre para se integrar na mesma.
No dia a dia além das tarefas administrativas a profissional entrevistada atua como mediadora nas situações de conflitos na comunidade escolar, procurando manter a harmonia auxiliando nas mais variadas situações que surgem no dia a dia da escola. A profissional entrevistada mostrou-se integrada ao planejamento pedagógico seguindo e admitindo aaplicação de novas técnicas e idéias no enriquecimento do processo de ensino aprendizagem, e também fica disposta a fazer mudanças fundamentadas para melhorar o trabalho da escola.
È no estágio que possuímos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que adquirimos durante o curso, vivenciando no dia a dia a teoria onde podemos relacionar com a pratica. Podemos com este trabalhoter uma idéia de como é realizado o trabalho de um (a) coordenadora e orientadora educacional. Queremos salientar que a profissional entrevistada realiza as duas atividades de modo simultâneo sem problema algum.
São inúmeras as maneiras de se trabalhar a educação nos dia de hoje. Informação e conhecimento transformam-se no fator produtivo mais importante no contexto trazido nas mudanças...