Relatório estágio de observação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2420 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADADE À DISTÂNCIA

CINARA L.Z.GOZZI
ELIANE D.M.CHEMELLO\

PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III
RELATÓRIO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

VACARIA
2010

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE À DISTÂNCIA



CINARA L.Z.GOZZI
ELIANE D.M.CHEMELLO




PESQUISA NAPRÁTICA PEDAGÓGICA III




PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO CURSO DE PEDAGOGIA, MODALIDADE À DISTÂNCIA DA FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL.

ORIENTADORES:
ANA CRISTINA GIPIELA PIENTA
GEOVANI VIOLLA MORETTO
MIGUEL DEJESUS CASTRIANI




VACARIA
2010

SUMÁRIO

Introdução 4
1 Observação na Educação Infantil 5
2 Observação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6
Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 11

Introdução

O estágio de observação é um momento de realização de análise local, verificando como ocorre a prática e a rotina escolar, pois o ato de ensinar requer um trabalhoespecífico e reflexão mais ampla sobre a ação pedagógica que ali se desenvolve. Estar a par da vivência docente é fundamental para nós alunos do curso, aonde através da observação vem esclarecer algumas questões relevantes ao dia-a-dia das professoras em sala de aula.
Nesse sentido de acompanhar algumas aulas, onde se vê a atuação do professor e como lidar com os alunos de diferentes faixasetárias é muito importante para que possamos projetar nossas expectativas e ganharmos experiência.
Nos dias atuais a sociedade está mais consciente sobre a importância da educação para crianças de zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como instrumento significativo para a prática em sala de aula.
A observação foi realizada na escola Estadual Orestes Manfro, na turma do 1° Anodo Ensino Fundamental, com vinte e duas crianças e no 3° Ano do Ensino Fundamental com quinze crianças, onde consta um aluno com dificuldade de aprendizagem, em atendimento específico com psicopedagoga no turno contrário, totalizando doze horas de observação. Também foi feita doze horas de observação na Creche Municipal Ternura, com uma turma de vinte crianças.
Através da observação feita, épossível ver que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papéis sociais e costumes.

1 Observação na Educação Infantil

Nossa observação começou no dia 8 de novembro de 2010, totalizando doze horas de observação na Escola Municipal de Educaç, onde fomos recepcionadas pela professora titular que nosforneceu os dados necessários. A turma é formada por vinte alunos, sendo seis meninas e quatorze meninos, todos de classe média, com faixa etária entre cinco e seis anos. Entram na sala e colocam suas mochilas cada uma no seu respectivo nome, onde logo após começam a seguir a rotina sentados em mesas baixas e coletivas.
No início da aula observada, a professora introduziu uma base matemáticaatravés da contagem dos alunos, quantos faltaram na data do calendário e pela hora no relógio que há na sala. Após esse primeiro momento a professora desenvolve atividades diversificadas até a hora da merenda, durante toda a semana.
Na hora do lanche, que é às quinze horas e dez minutos, as crianças fazem fila onde meninos ficam de um lado e meninas de outro, eles lavam as mãos e se dirigem para orefeitório.
Na volta assistiram a um filme e o restante do tempo brincaram no pátio. Nos dias de chuva ficam na sala de aula com brinquedo livre. Observamos que na pracinha as crianças brincam em harmonia, já quando o pátio não pode ser usado a turma fica mais agitada.
Na sala de aula há dois armários com livros de história, vários materiais didáticos, brinquedos e jogos pedagógicos. Possui...
tracking img