Relatório escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANATANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PROFESSOR: FRANCISCO DE ASSIS
GRADUANDA: CARLA LORENA LIMA FERREIRA
DISCPLINA: ESTÁGIO II

RELATÓRIO GERAL

No Estágio Supervisionado I, período de observação no ambiente escolar, foi marcado por, por empolgações a respeito do que íamos encontrar e surpresas no que chegamos a observar. O Estágio de observação foi feitono Centro de Integrado de educação Assis Chateubriand. O estágio de observação a princípio foi empolgante, pois conseguir relacionar os conhecimentos aprendidos nas disciplinas de metodologia da educação, didática e com alguns textos e discussões em sala de aula sobre o ato de observar na disciplina de Estágio supervisionado I. Porém no decorrer do processo de observação se deparamos com algumassurpresas em relação como atitudes de professores desestimulados com a profissão não acreditando que seu principal objetivo é formar cidadãos.
Na observação na escola procuramos ser discreto no que estávamos fazendo se manter neutros para influenciar o mínimo possível o ambiente, nem na rotina de quem estávamos observamos. Mesmo assim muitas das vezes notava-se uma certa alteração nocomportamento tanto dos funcionários quanto doas alunos.
De maneira geral a respeito da observação no ambiente escolar, foi possível notar que apesar de não ter tido dificuldade na aceitação de estagiários , houve dificuldades pois, professores de Geografia que temiam críticas ao seu trabalho com os alunos, ao saber quem o que fazíamos procurava desestimula o nosso trabalho achando ser uma perda de tempo,tudo que fazíamos lá, afirmavam que tudo o que aprendíamos no ambiente acadêmico em relação a formação do professor, praticamente não se utilizava pois a realidade era bem diferente dos livros e teorias. Outro fato que chamou à atenção foi a respeito de como, determinados professores da escola tratavam os alunos por serem da rede pública, achando que não deveriam tarem exigindo tanto deles poisnão iria adiantar muita coisa por não terem perspectiva de futuro a maioria deles. Assim não cumprindo seu papel de aliado na formação do individuo como cidadão, sendo malmente um mero transmissor de conteúdos. Porém no decorrer das observações um outro professor que ministra a disciplina de Geografia, se mostrou compreensivo a importância da observação para a formação dos futuros professores, ondeofereceu uma de suas turmas para observamos. Nela podemos investigar a sua atuação como professor e em de suas atitudes foi possível identificar um professor reflexivo, comprometido com a profissão autônomo, tomando decisões para melhorar o aprendizado dos alunos e tomando decisões favorável aos mesmos. Como afirma MIRANDA (2006) a atitude da reflexão se torna indispensável, pois a práticapedagógica não é uma mera atividade técnica como muitas das vezes é entendida, mas sim uma atividade prática.
Segundo PIMENTA (2004) se torna imprescindível a prática da observação de forma qualitativa no estágio, pois ajuda em seu desenvolvimento de forma investigativa envolvendo a reflexão para uma intervenção na formação dos futuros professores, sendo um desafio permitindo o intercambio entre ateoria e a prática presente no espaço, servindo de experiência.

O semestre seguinte do Estágio Supervisionado II, o qual estamos, foi inicializado com algumas dificuldades, pois ocorreram algumas mudanças em relação aos nossos horários, assim levando a troca do estágio de cooperação para o turno noturno, onde em decorrência do calendário escolar ficou complicado porque a escola que estávamosestagiando iria trabalhar com projetos no qual os professores apenas orientariam os alunos para no final do ano letivo apresentarem, a justificativa que tivemos da coordenadora pedagógica era que dessa forma diminuiria a evasão escolar no final do ano, sendo na minha opinião incoerente essa justificativa.
No entanto fomos até o Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, que após permissão com muitas...