Relatório equivelencia de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO

Um dos mais importantes teóricos em gestão é Chiavenato (1987), que baseado em Taylor define basicamente que gestão se trata de controlar recursos, coordenar pessoas e assegurar o cumprimento das tarefas para que haja um bom desempenho funcional. Segundo essa ótica, todas as ações administrativas – até as mais burocráticas – devem visar o produto final que é o alcance dosobjetivos devendo o gestor apresentar uma visão global, preocupando-se com os recursos, processos, pessoas, metodologia e tudo de maneira interligada. Ou seja, não adianta investir em infra-estrutura se não tiver uma gestão competente. Ações isoladas são apenas paliativas e pouco eficazes.

Neste contexto, o relatório de equivalência de estágio supervisionado visa atender como complemento àsexigências da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Administração da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP, tendo como principal objetivo proporcionar à aluna e funcionária da empresa em questão a aplicação no sistema de levantamento de custos da empresa AJP Engenharia LTDA, aonde pode colocar em prática teorias aprendidas nos livros e nas aulas que se referem àatividade.

O campo de aprendizado ocorreu em Olinda-PE, na área financeira, especificamente no setor de custos, no cargo de analista administrativo, com a duração de 09 (nove) horas/dia de segunda a quinta e 08 (oito) horas/dia na sexta, totalizando 44 (quarenta e quatro) horas semanais, iniciado efetivamente como contrato em CLT no dia 01/07/2010, período em que foi gerido pela direção a sistemáticade reconciliação bancária, definição da obra de cada gasto, lançamento em cada planilha de Excel referente a cada obra, emissão semanal de relatórios de custo por obra e/ou departamento, todas essas atividades são transformadas como fontes de dados importante na tomada de decisão para diretoria.

O relatório foi elaborado a partir de uma vivência, usando-se como fonte de consulta livros,manuais de procedimentos internos da empresa, e tem como objetivo identificar as principais teorias administrativas no âmbito da administração financeira relativamente a custos, buscando dar uma visão sobre os aspectos inerentes ao setor diante da realidade e necessidade da empresa. Apresenta-se a sistemática e processos do setor de custos, descrevendo-se cada um dos deles.

II. HISTÓRICO DAEMPRESA

A AJP Engenharia LTDA foi constituída em 2007, como sociedade limitada com lucro real como regime tributário, sua atividade econômica principal é a construção civil, sediada a AV. Presidente Kennedy 1556 1º andar, peixinhos, Olinda– PE, dirigida pelos sócios Paulo Monteiro e Joncelly Maia.

Trata-se de uma empresa em processo constante de modernização, se solidificando cadavez mais no mercado, com o compromisso em prestar serviços de qualidade gerando continuamente atualizações e inovações dos meios de produção, comercialização e administração de seus negócios, além do investimento na capacitação do capital humano, que hoje está composto por 55 empregados registrados, entre eles: Engenheiros civis, técnico em edificação, administradores, analista administrativo,assistente administrativo, pedreiros, pintores, eletricistas e serventes.

Especializada nas atividades de engenharia e serviços na área de projetos de obras de grande, médio e pequeno porte, nos diversos setores da construção civil, atuando também na com manutenção, limpeza e conservação, consultoria e planejamento de obras, dentro do escopo contratual e como interveniente técnico dessescontratos. O gerenciamento dos mesmos caracteriza-se pela interface entre usuários e as empresas, pelo acompanhamento dos serviços executados, avaliando de acordo o serviço executado a liberação de faturamento e posterior recebimento dos serviços efetivamente realizados. Em todas as obras, independente do tamanho é feito um estudo de projetos detalhados, para execução da forma mais rápida e sem...
tracking img