Relatório ecossistema de costões rochosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Estudo não destrutivo quali-quantitativo com análise da degradação do ambiente.
Introdução:
1. Características:
Costão rochoso é o nome dado ao ambiente costeiro formado por rochas situado na transição entre os meios terrestres e aquáticos. É considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estãorelacionados ao mar.
No Brasil, suas rochas possuem origem vulcânica e são estruturadas de diversas maneiras. É um ambiente extremamente heterogêneo: pode ser formado por paredões verticais bastante uniformes, que se estendem muitos metros acima e abaixo da superfície da água (ex. a Ilha de Trindade) ou por mutações de rocha fragmentada de pequena inclinação (ex. a costa de Ubatuba/SP). No Brasil,podem-se encontrar costões rochosos por quase toda a costa. Seu limite de ocorrência ao Sul se dá em Torres (RS) e ao Norte, na Baía de São Marcos (MA) sendo que a maior concentração deste ambiente está na região Sudeste, onde a costa é bastante recortada.
Á partir da observação da fisiografia da costa do Brasil pode-se estabelecer uma relação entre a ocorrência de costões rochosos e a proximidadedas serras em relação ao Oceano Atlântico. Tomando como exemplo o Estado de São Paulo, observa-se que em locais onde a Serra do Mar se elevou próxima ao oceano, ocorre um predomínio de costões rochosos na interface da terra com o mar (ex. Ubatuba), já em locais onde a Serra do Mar está muito distante da costa, ocorre o predomínio de manguezal e restinga (ex. Cananéia/SP). Os costões são, portanto,na maioria das vezes, extensões das serras rochosas que atingem o fundo do mar.
O costão rochoso pode ser modelado por aspectos físicos, químicos e biológicos. Em relação aos aspectos físicos, a erosão por batimento de ondas, ventos e chuvas é o principal deles, mas a temperatura também possui papel importante na decomposição das rochas, em longo prazo, através da expansão e contração dosminerais. Os fatores químicos envolvidos dependem do tipo de rocha que forma o costão, uma vez que minerais reagem quimicamente com a água do mar (ex. ferro), sendo que estas relações são reguladas principalmente pelos fatores climáticos. Além destes, temos o desgaste das rochas que pode ser causado por organismos habitantes ou visitantes do costão, como ouriços, esponjas e moluscos.
O costão rochosopode ser dividido em 3 zonas:
• Infra-litoral
• Meso-litoral
• Supra-litoral
O ecossistema costão rochoso pode ser muito complexo e, normalmente, quanto maior a complexidade, maior a diversidade de organismos em um determinado ambiente. Para entendermos tal relação, podemos tomar como modelos dois tipos de costão, um costão exposto e um costão protegido.
A praia de boa viagem possui uma areiaem quase sua totalidade plana, poluída, sendo que muitas pessoas tomam banho nesta água. Foi visto construções irregulares e uma pessoa extraindo com uma pá algumas espécies do costão.
Recebe diariamente uma carga de efluentes domésticos e industriais não tratados, já que é uma ilha na Baía de Guanabara. Uma estimativa da carga diária de poluentes despejada na baía:
• 400 toneladas de esgotodoméstico
• 64 toneladas de resíduos orgânicos industriais
• 7 toneladas de óleo
• 300 quilos de metais pesados.



2. Biodiversidade:
Os costões rochosos comportam uma rica e complexa comunidade biológica. O substrato duro favorece a fixação de larvas de diversas espécies de invertebrados, sendo comum a ocupação do espaço por faixas densas de espécies fixas (sésseis). Nos costõesrochosos, a variação das condições ambientais se verifica numa escala espacial incomparavelmente menor que nos sistemas terrestres, justificando os bem definidos limites das populações que produzem o aspecto zonado das comunidades aí instaladas. Além disso, a grande diversidade de micro-hábitats certamente contribui para a determinação da diversidade biológica. Diferentes grupos apresentam adaptações e...
tracking img