Relatório do trabalho de campo no porto de areia de jacareí, sp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA TERRA

Relatório de Viagem de Campo

Título
Porto de Areia, Jacareí-SP

Equipe
Marcela Taborda Stolf RA: 117887, Carla Cristina Fernandes Barbosa RA: 090665, Vinícius Thomazelli Mendes RA: 118922

Campinas
Maio de 2011

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS DA VIAGEM DE CAMPO

MAPAS E MATERIAISUTILIZADOS

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1 Viagem de Campo – descrições ponto-a-ponto

2 Dificuldades encontradas

InterpretaÇÃO DOS DADOS COLETADOS PELa equipe

CONCLUSÕES

INTRODUÇÃO

Foi a partir da experiência de campo que muitas coisas se tornaram mais palatáveis. Centralmente, entender a importância da água para separação dos materiais ficou mais claro quando fizemos aexperiência dos micro canais; bem como as diferenciações de granulometria ficaram certas na mesma experiência e no momento em que coletamos amostras; a formação dos terrenos, depósito e erosão de materiais foram visíveis e a integração de todos esses elementos como constituidores do que está ao nosso redor foi possível graças ao trabalho em grupo no qual cada membro seguia suas aptidões eapresentava ao grupo, bem como perguntava o que não sabia e tínhamos a oportunidade de formar um raciocínio lógico em grupo.
Foi assim também na experiência na costa da D. Pedro quando nos propusemos e explorar nossos materiais de trabalho (martelo, lupa) e colocar nossos componentes à prova. Todo esse trabalho foi de ganho para cada um de nós e para a construção desse relatório, no qualtentamos colocar os dados coletados, a maneira como foram coletados, observados e sugeridos e depois a maneira com a qual trabalhamos com eles de acordo com nossas discussões, questionamentos e observações em campo somadas às nossas atividades em sala de aula e bibliografias do curso.
Aqui nós pretendemos que fique claro que conseguimos estabelecer diversas relações que nos permitem umavisão crítica do que está ao nosso redor, como uma leitura interpretativa da Terra e por sua vez, o entendimento de seu funcionamento facilita nossa relação com a natureza física. Assim ficou claro, também, no Porto de Areia quando a necessidade da extração de areia para a constituição da sociedade ficou clara, mas também os danos que pode causar caso não se compreendam os processos naturais, a melhormaneira de lidar com esse recurso esgotável e da responsabilidade que se tem ao lidar com um recurso como a areia de maneira que seu fim não seja ser uma mercadoria.

1. OBJETIVOS DA VIAGEM DE CAMPO

I. Reconhecer os principais tipos de materias rochosos da região.
II. Reconhecer a importância da escala na descrição de corpos naturais e elaboração de modelos explicativos.
III.Aplicar uma classificação de sedimentos, associando cada classe às quantidades
IV. de energia de transporte.
V. Aplicar as noções de superposição, intersecção e correlação de camadas.
VI. Correlacionar, por analogia, registros de processos atuais com estruturas de corpos rochosos antigos.
VII. Elaborar hipóteses sobre a origem das rochas encontradas.
VIII. Reconhecer a possibilidade dereconstruir a história geológica da região de Jacareí.

2. MAPAS E MATERIAIS UTILIZADOS

Durante o trabalho de campo, utilizamos o martelo estratigráfico para coletar amostras e para extrair sedimentos de barrancos e depósitos. Coletamos diferentes tipos de seixos para análise tanto com o auxílio do canivete como da lupa para identificar as propriedades das amostras; tiramos diversasfotos a fim de registrar o processo de extração e outros aspectos do local, como as camadas de sedimentação.
Com o objetivo de analisar a energia necessária para deslocar diferentes granulometrias, montamos um esquema de barragem com os próprios sedimentos presentes no local. Os mapas anexados ao roteiro das atividades foram utilizados para obter as coordenadas da localização do Porto...
tracking img