Relatório do livro o construtivismo em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Construtivismo na Sala De Aula
César Coll e Outros

Muitos se referem ao Construtivismo como uma teoria, mas observamos que se trata na verdade de uma referência explicativa, sendo assim formada por diferentes contribuições de teorias que auxiliam os educadores a realizar seu planejamento e também a avaliação do ensino. Portanto, entendemos o Construtivismo não como uma receita, mas como umareferência que auxilia o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica e em como se aprende e se ensina. Desta forma, percebe-se a necessidade de que os docentes compreendam que os conteúdos da aprendizagem são produtos sociais e culturais, e o professor é o agente mediador entre indivíduo e sociedade, e o aluno um aprendiz social.
É importante entender que educação de qualidade é aquelaque atende a diversidade, e para conseguir tal educação de qualidade não podemos atribuir a responsabilidade da educação apenas ao professor; é um trabalho coletivo, composto de normas e finalidades compartilhadas, tomada de decisão de forma colegiada, elaboração conjunta de materiais didáticos, formação continuada, e alem disso a participação dos pais se faz de suma importância também.
O livrotraz à tona um ponto de identificação de uma característica importante da instituição de ensino, que é o seu caráter social e socializador, pois por meio da escola é que se entra em contato com a cultura social. Por isso, a concepção construtivista abrange um aspecto importante para a construção do conhecimento individual e interação social, afinal ela não contrapõe aprendizagem e desenvolvimento,visto que, de acordo com a visão construtivista, aprender não é copiar ou reproduzir, e sim elaborar uma representação pessoal da realidade a partir das experimentações e conhecimentos prévios do educando. Para o Construtivismo, a aprendizagem deve necessariamente ser significativa, e não um acúmulo de conhecimentos. O importante, portanto, é construir significados próprios a partir da experiênciapessoal em experimentação com a realidade. Construtivismo pressupõe trabalho em equipe, construção de projetos e rotina de trabalho.
Num segundo momento, a autora Isabel Solé discorre a respeito da disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem. Começa analisando qual a real motivação da aprendizagem: o interesse e a necessidade de saber, que é determinada por inúmeros aspectos,sendo assim difícil estipular o que determina o interesse ou necessidade. Sabemos, no entanto, que é importante compreender que além dos aspectos cognitivos, a aprendizagem envolve aspectos afetivo-relacionais. Quando se constrói significados pessoais sobre a realidade, constrói-se também o autoconceito e a autoestima, características que dizem respeito ao equilíbrio pessoal do aluno. Oautoconceito e a autoestima exercem influência na maneira como o aluno vai construir sua relação com os outros e com o conhecimento.
A autora fala também sobre a motivação para conhecer, observando que é necessário que educadores compreendam a maneira como os alunos encaram o ato de estudar e apresenta dois enfoques neste aspecto: o enfoque profundo e o enfoque superficial. Definindo o conceito de enfoqueprofundo, observa-se que o aluno procura compreender o significado do objeto estudado e faz uma relação dos conteúdos com seus conhecimentos prévios e suas próprias experiências. Falando sobre enfoque superficial, vemos que nesse caso a intenção do aluno nada mais é do que realizar as tarefas propostas de forma satisfatória, objetivando atender ao que o professor considera relevante e aceitável, ouseja, o aluno não busca a real compreensão do conteúdo. A inclinação dos alunos para um ou outro enfoque depende, por exemplo, da situação de ensino da qual o educando participa. O enfoque profundo deve ser desenvolvido com os alunos de maneira intencional e para isso precisamos conhecer as características da tarefa proposta e o que pretendemos com determinado conteúdo. Tal proposta demanda...
tracking img